Destroços de avião serão retirados neste sábado. Corpos localizados

aviao-queda-5 aviao-queda-6 aviao-queda-7O resgate dos corpos das vítimas e dos destroços do avião modelo EMB – 711C, matrícula PT – NKU, será retomado neste sábado (10/10), devido ao mau tempo. O delegado Ramon Sandoli, chefe do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), disse que a operação de resgate e os trabalhos periciais foram adiados, durante a tarde da sexta-feira (09), devido ao mau tempo, o que impossibilita os voos. A operação de resgate contará com o auxílio de um avião do CENIPA (Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos), do Rio de Janeiro.

Estavam a bordo da aeronave o piloto Fausto Mesquita e o proprietário do avião, João Paulo Gomes de Araújo, que também é piloto. De acordo com informações, as vítimas moravam em Governador Valadares.

Os destroços do avião foram localizados, na Serra do Caraça, em Santa Bárbara, Região Central do Estado. Partes dos corpos dos pilotos também foram encontradas. Os pilotos estavam desaparecidos desde a última terça (06), quando decolaram de Caratinga por volta das 11h30, com destino a Pará de Minas, onde deveriam pousar, após cerca de duas horas de voo. As causas do acidente estão sendo investigadas pelo CENIPA.

Localização dos destroços

Desde ontem (08), os helicópteros Carcará, da Polícia Civil, e Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com outra aeronave, pilotada por José Bergue Filho, amigo dos pilotos do avião, dividiram os quadrantes do local apontado como o mais provável para a queda. Paralelamente, os delegados Evandro Radaelli e Tatiana Soares, de Caratinga, investigavam os últimos contatos feitos pelos tripulantes da aeronave.

Os delegados conseguiram levantar que o último local onde o sinal de celular dos pilotos foi captado se tratava das imediações de uma antena situada ao lado da estrada de ferro Vitória-Minas, ao pé da Serra do Canastra. Hoje pela manhã, as equipes do NOA, Corpo de Bombeiros e da Força Aérea Brasileira (FAB), junto com o piloto amigo das vítimas realizaram levantamentos em quadrantes próximos ao local indicado.

Segundo Ramon Sandoli, o piloto José Bergue foi o primeiro a avistar os possíveis destroços e informou as coordenadas às equipes do NOA e dos Bombeiros, que confirmaram a localização pelo ar, por se tratar de uma área de difícil acesso. A aeronave SC – 105 do Esquadrão Pelicano da FAB, com dez militares a bordo, iniciou as buscas pelo avião na quarta-feira (07). Até ontem (08), haviam sido contabilizadas 20 horas de voo e a área coberta pela aeronave ultrapassou mais de três mil km². A operação foi coordenada pelo Serviço de Busca e Salvamento Aéreo de Recife (SALVAERO – RF).

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião está com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido, mas com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencida desde o dia 29 de agosto deste ano. Ou seja, o avião não estava apto a realizar voo. Um amigo dos ocupantes do avião, Dennis Campos, disse que eles seguiam viagem para renovar o documento. Mas por causa da irregularidade, segundo Campos, os pilotos não fizeram um plano de voo.

 

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