Manhuaçu: Dia de campo reúne produtores no Córrego das Nascentes

dia-de-campo-manhuacu dia-de-campo-manhuacu-2A Associação de Agricultores Familiares do Córrego das Nascentes e Emater Minas, em parceria com o Governo de Manhuaçu, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e do CMDRS – Conselho Municipal de desenvolvimento Rural Sustentável de Manhuaçu promoveram, na tarde desta sexta-feira, 25, o II Dia de Campo sobre cafeicultura e meio ambiente. O evento foi realizada na propriedade do agricultor Geraldo Alves de Paula.

A iniciativa reuniu agricultores de várias comunidades rurais e contou com uma programação voltada para a agricultura familiar. A Emater promoveu a maioria das palestras. Para o extencionista agropecuário da entidade, Paulo César de Assis Pires, o evento foi de grande valia. “Todo o conteúdo apresentado foi escolhido pela comunidade. Procuramos trazer palestras que tenham haver com a realidade vivida por eles no campo. Como Emater, temos que fortalecer a agricultura familiar e o encontro tem esse objetivo” – disse.

O dia de campo no Córrego das Nascentes também foi uma maneira de comemorar uma data importante. Para a presidente da Associação de Agricultores Familiares da comunidade, Sandra Cerqueira, a iniciativa tem o objetivo de promover a consciência ambiental, bem como instruir os participantes para a nutrição da lavoura, mas também celebrar uma década de associação. “Estamos comemorando dez anos de associação e esse evento também é para celebrar essa data. Os moradores do Córrego das Nascentes são participativos e isso fortalece nossa caminhada. Nesses dez anos conseguimos ser modelo em muitas iniciativas que mais tarde foram difundidas para comunidades vizinhas e o dia de campo é mais um exemplo” – comemorou.

Durante toda a tarde, a Emater ministrou palestras com os seguintes temas: Nutrição dos Cafeeiros, Construindo um Ambiente saudável e sustentável, e Empreendedorismo Rural com um especialista em Gestão e Negócios. Tudo aconteceu na propriedade do Sr. Geraldo Alves de Paula. A esposa do agricultor, Rosemeire do Amaral, falou da alegria de recepcionar os participantes. “Aqui na comunidade, todas as decisões e ações são definidas em comum acordo. Hoje eu estou tendo a alegria de receber esse dia de campo na nossa propriedade e vejo isso como uma oportunidade de trocar experiências e aprender mais”.

A secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Manhuaçu participou da realização junto com a Emater e a Associação dos Moradores do Córrego das Nascentes. O secretário Sandro Tavares comemorou o sucesso do evento. “Tudo que vem para valorizar o homem do campo e levar soluções para melhoria de produção e preservação, a Secretaria de Agricultura apoia. O prefeito Nailton Heringer nos pede atenção especial com o homem do campo, pois é a agricultura familiar a grande base da economia da nosso município” – concluiu.

O II Dia de Campo sobre cafeicultura e meio ambiente do Córrego das nascentes contou também com a participação da Patrulha Rural da Polícia Militar, Instituto Federal, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Empresas ligadas ao setor patrocinaram e expuseram seus produtos no evento. Enquanto os adultos participaram das palestras, as crianças se divertiram com brinquedos infantis.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *