Manhuaçu: Prefeitura discute sobre Planos de Mobilidade e Diretor

O Governo de Manhuaçu dá prosseguimento aos trabalhos de revisão do Plano Diretor do Município. Uma das propostas de gestão do Prefeito Nailton Heringer é a de preparar o município com estrutura de planejamento, o que envolve uma série de fatores, como por exemplo, o zoneamento de áreas, o código de obras, a exploração de recursos naturais etc. Desde agosto do ano passado, a Secretaria Municipal de Planejamento, em conjunto com as secretarias de Obras, Comunicação, Agricultura e as autarquias SAAE e Samal, se empenha na busca por esse objetivo.

A readequação do Plano Diretor deve ocorrer a cada dez anos, a última ocorreu no ano de 2006. “Naquela época a dinâmica municipal urbana era completamente diferente, então o plano já não contempla fatores importantes como a questão do macrozoneamento e microzoneamento urbano, que é fundamental para o uso adequado do espaço urbano” – explica Eliézer Ribeiro, servidor da Secretaria de Planejamento e um dos responsáveis pela coordenação dos trabalhos. “E agora o Governo do Prefeito Nailton Heringer quer tratar esse tema, ouvir a população, ver a melhor forma para orientar o espaço urbano, porque nós precisamos de delimitações, regras e leis para ordenar a questão jurídica urbana. Estamos buscando alternativas, buscando auxílio para isso” – diz Ribeiro.

Mobilidade e resíduos

Concomitante a esse processo, o município possui as demandas dos planos de Mobilidade e de Resíduos, que são obrigatórios e ainda mais urgentes. A intenção do Governo de Manhuaçu, em consonância com o Ministério Público, é a de contratar empresa que faça os três serviços ao mesmo tempo. Durante reunião ocorrida no princípio deste mês de maio, uma primeira empresa apresentou sua proposta de trabalho, que será analisada pelo Governo. “Unificar esses três planos gera uma maior qualidade na participação da população, porque ela vai falar de temas que são importantes para a vida dela o tempo todo” – enfatiza Eliézer Ribeiro. “Vamos estudar o uso do espaço urbano, a questão da mobilidade urbana e a do lixo. Queremos fazer oficinas para coletar a opinião da população e vamos fazer grandes audiências públicas, conferências para consolidar essa informação e conseguirmos fazer isso de forma produtiva” – conclui.

“Esses planos já passaram da hora de serem feitos. Decidimos que vamos deflagrar um processo de contratação de empresa para que a gente possa ouvir a sociedade e assim construir planos que sejam feitos de acordo com a necessidade, de acordo com os anseios da população, e que seja relevante para Manhuaçu para os próximos anos” – comentou o prefeito Nailton Heringer. “Vamos ouvir a população por meio de audiências, para que a população entenda que isso tem a ver com a vida dela. Conclamamos as pessoas a já começarem a pensar em como elas querem esses planos para os próximos anos” – finalizou.

“O que nós buscamos hoje é um pacote de arcabouço jurídico para o crescimento ordenado do nosso município. Vamos implantar esses três planos, a fim de termos maior responsabilidade” – elucidou o sub-procurador do município, Dângelo Maurício. “O Plano Diretor, como a mola mestre das demais regras que visamos, servirá como forma de promover um crescimento ordenado da cidade, de modo que, por exemplo, caso uma empresa venha a se instalar no município, ela tenha a possibilidade de saber quais os nortes que o município seguirá nos próximos anos. Isso é só um exemplo dos vários benefícios que um plano consistente e consciente pode trazer para Manhuaçu” – esclarece.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *