Manhuaçu: Câmara recebe EMATER e aprova terreno para o Lions

camara-09-05 camara-09-05-2 camara-09-05-3A Câmara de Manhuaçu recebeu a visita de integrantes da EMATER, aprovou diversos projetos de lei, resoluções, indicações e requerimentos, durante a reunião ordinária presidida por Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria”, na noite desta quinta-feira, 07/05. Além disto, os vereadores Paulo Altino, Fernando Lacerda e Juninho Linhares apresentaram temas como trânsito, pontos táxi e condições das ruas da cidade.

O encontro começou com apresentação do relatório anual de atividades de 2014 da EMATER. Participaram os Extensionistas Paulo César, Sirlei Renata, Maria do Carmo e responsável pela administração, Selma Miranda.

Em seguida, os parlamentares passaram para votação dos projetos, indicações, resoluções e requerimentos.

Durante a palavra franca, o Presidente Jorge do Ibéria fez um balanço do encontro. “Foi uma reunião muito tranquila. Agradeço a EMATER pelo serviço prestado no município e mostrou a transparência. Este órgão merece todo apoio devido ao trabalho que desenvolve. Parabenizo também a todos os integrantes do Lions pela força de vontade e dedicação e acredito que ajudamos bastante com o projeto aprovado”, relatou.

O vereador Fernando Lacerda abordou a situação precária de algumas ruas da cidade e fez questionamentos quanto aos pontos de táxi.”Fiz um pronunciamento mais uma vez solicitando ao prefeito para que fizesse o recapeamento asfaltico da Rua Antônio Miranda Sete, no Bairro Coqueiro. A rua era tranquila e devido a obra particular que está acontecendo, os caminhões acabaram com a rua, a rede de esgoto estourou e ainda para piorar, o SAAE foi lá e tentou resolver o problema, mas a rua ficou sem asfalto e agora está com muito barro, inclusive ficou muito perigoso, pois se um carro frear em cima do barro não para e vi um motociclista cair também. O que queremos é evitar uma tragédia”, esclareceu.

Sobre os pontos de táxi, Fernando disse: “Esta Casa aprovou uma autorização para que o prefeito pudesse dar uma permissão provisória para os taxistas que tiverem pontos vagos, só que os taxistas que pegaram essa permissão não querem trabalhar nos pontos que o prefeito deu o alvará provisório, prejudicando aqueles que atuam lá há muito tempo. Estamos cobrando o prefeito que fiscalize este problema”, detalhou.

O vereador Juninho Linhares citou a preocupação com o trânsito de Manhuaçu. “Desde 2013 estou cobrando representando a população, principalmente a criação de um órgão de trânsito, em fim, qualquer coisa que possa melhorar. A gente sabe da dificuldade do governo nos primeiros anos, mas agora acho que chegou num ponto que tem que haver uma solução para resolver ou amenizar a situação do trânsito que está caótico. Eu vivenciei este problema duas vezes nesta semana ficando parado no trânsito por mais de 30 minutos. Peço ao Secretário de Planejamento que tome alguma providência”, comentou.

O Vice-Presidente, Paulo César Altino, falou sobre a aprovação do terreno para o Lions e questionamentos envolvendo o Poder Executivo. “Gostaria de parabenizar o Lions pelo trabalho que vem desenvolvendo. Sobre os questionamentos envolvendo a administração, gostaria de falar que a nova mesa diretora procura trabalhar em prol do povo e busca bom relacionamento com a prefeitura a fim de beneficiar a comunidade”, salientou.

O vereador Anízio Gonçalves cobrou também a falta do departamento de trânsito em Manhuacu. Reclamou da precariedade de escadarias feitas de pneus no Bairro Santa Terezinha e outras demandas que já pediu providências para as ruas dos Bairros Lajinha e Bela Vista. Anízio ainda lembrou sobre a falta de redes pluviais em vários bairros.

O vereador Maurício Junior destacou que tem feito diversas cobranças de obras e nada tem sido feito. Ele desafiou o Prefeito Nailton Heringer a apresentar um projeto de fato que realizou em dois anos e quatro meses de mandato.

APROVADOS

Projeto de Lei nº 28/2015 que autoriza o município de Manhuaçu a doar imóvel ao Lions Clube Flor de Manacá que fica localizado próximo à APAC, no Clube do Sol.

O integrante do Lions, André Luiz Viana, comentou sobre a satisfação em ter o projeto aprovado. “Este foi um sonho realizado, mas é só mais uma etapa vencida. Tenho certeza que vamos conseguir construir nossa sede para beneficiar toda a população. Vamos em busca de parceiros para iniciarmos e concluirmos a obra”, contou.

Projeto de Lei nº 039/2015 que autoriza a concessão de subvenção social às entidades.

Projeto de Lei nº 06/2015 de autoria de Rogério Filgueiras Gomes e Fernando Gonçalves Lacerda que dispõe sobre a denominação de Avenida Prefeito Eduardo Xavier Neto, localizada na entrada do Bairro Matinha.

Projeto de Lei nº 032/2015 de autoria de Rogério Filgueiras Gomes, Maurício de Oliveira Júnior e Eli de Abreu que dispõe sobre denominação de estrada Jésus Dornelas Lopes, localizada na entrada do Córrego das Nascentes.

VISTA

Projeto de Lei nº 036/2015 que cria Vagas temporárias no Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana – SAMAL.

PROJETO DE RESOLUÇÃO

Projeto de Resolução nº 06/2015 de autoria de Jorge Augusto Pereira que dispõe sobre a revogação da filiação da Câmara Municipal de Manhuaçu à Associação Brasileira de Câmaras Municipais-ABRACAM, efetivada pela Resolução nº 014, de 16 de maio de 2013. Apesar da aprovação, o projeto teve três votos contra.

Projeto de Resolução nº 07/2015 de autoria de Anízio Gonçalves de Sousa que concede Diploma de Honra ao Mérito pelos 100 anos de organização a SAFIPM – Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana de Manhuaçu.

MOÇÃO DE PESAR

Moção nº 018/2014

De autoria de Anízio Gonçalves de Souza, Rogério Filgueiras Gomes, João Gonçalves Linhares Júnior e Hélio Ferreira pelo falecimento do Sr. Leonardo Fernandes Rodrigues.

Moção nº 19/2015

De autoria de Anízio Gonçalves de Souza e Juninho Linhares pelo falecimento do Sr. Ten Wilson Afonso Fabiano

Moção nº 25/2015

De autoria de Juninho Linhares pelo falecimento de Carlos Roberto Fernandes Marques.

Moção nº 26/2015

De autoria de Juninho Linhares pelo falecimento Maria Madalena Marques.

Moção nº 27/2015

De autoria de Aponisia dos Reis pelo falecimento de Ronaldo Caldeira.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES

Moção nº 021/2015

De autoria de Fernando Gonçalves Lacerda e todos os vereadores para o casal Michel e Iêda Hannas pelos 50 anos de casados .

Moção nº 024/2015

De autoria de Fernando Gonçalves Lacerda ao lutador Cleiton Silva da Cruz.

Moção nº 023/2015

De autoria de Jânio Garcia Mendes e Juarez Cléres Eloi para a Polícia Militar, 72ª Cia de Polícia Militar e 272ª Cia de Polícia Militar, pelos resultados da operação Alferes Tiradentes, realizada no dia 30 de abril de 2015.

Moção de Congratulações nº 020/2015

De autoria de Jorge Augusto Pereira, Juninho Linhares e Anízio Gonçalves para a Polícia Militar e Polícia Civil pelo transcurso do Dia das Policias Civiis e Militares, que é comemorado dia 21 de abril.

REQUERIMENTOS

Maurício de Oliveira Júnior

Solicitando ao prefeito agendar uma reunião, para falar a respeito da construção do prédio do INSS, e assim que for agendada, enviar ofício ao superintendente convidando-o a participar da mesma.

Fernando Lacerda Gonçalves e Maurício de Oliveira Júnior

Solicitando ao prefeito todas as informações relativas ao serviço de táxi no município, notadamente se abriu ou não certame licitatório e se o caso em situação se encontra, bem como o seu plano que pretende para mencionar o serviço.

Aponisia dos Reis

Solicitando ao Secretário da Fazenda fazer cumprir a Lei Municipal nº 3.370/2014, que estabelece normas para exploração do serviço de automóvel de aluguel (táxi) em Manhuaçu.

Maurício de Oliveira Júnior

Solicitando agendar reunião com os responsáveis pelo FIES

INDICAÇÕES

Anízio Gonçalves de Souza

Indica a pavimentação do final da Rua Wadi Assad, nas proximidades da Igreja Presbeteriana.

Gilson Cesar da Costa

Implantação de mais um ESF no distrito de Vilanova.

Solicita ao prefeito o envio de Projeto de Lei para esta Casa, com objetivo de isentar as famílias de baixa renda do pagamento do IPTU.

Juarez Cléres Eloi

Implantação de uma academia ao ar livre na Praça Silvério Afonso, no Distrito de São Sebastião do Sacramento.

Concluir o acabamento do posto de saúde do Distrito de Palmeiras.

Jânio Garcia Mendes

Solicitando ao prefeito comprar um motor de bomba para ser utilizado na irrigação do campo de futebol de realeza.

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com a Energisa, para que volte a funcionar o escritório da Concessionária da Energisa em Realeza.

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com o diretor do Correio, para que seja feito a entrega das cartas em todas as casas do Distrito de Realeza.

Aponisia dos Reis

Solicitando ao prefeito comprar um terreno para construção do campo de futebol de Santo Amaro de Minas.

Solicitando ao prefeito determinar ao setor competente implantar um posto de ocorrência policial em Santo Amaro de Minas.

Solicitando ao prefeito fazer melhorias na iluminação pública da Praça João Gervásio Dutra, em Santo Amaro de Minas, pois a mesma esta em péssimo estado de conservação.

Rogério Filgueiras Gomes

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com o Diretor da Energisa, para que não seja cortada a energia dos usuários com contas pendentes, na sexta-feira e véspera de feriados

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com o Diretor do SAAE, para que não seja cortada a água dos usuários com contas pendentes, na sexta-feira e véspera de feriados.

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com o Secretário de Obras, para que seja feito o recapeamento da Rua Silas Pacheco.

Hélio Ferreira

Solicitando ao prefeito determinar ao setor competente fazer operação tapa buracos na estrada entre a Parmalat e o Distrito de Ponte do Silva.

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com setor competente para fazer a reforma das manilhas da Rua 1º de Maio, no Bairro Ponte da Aldeia.

João Gonçalves Linhares Júnior

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com setor competente para que coloque um poste na Viela 31 de Março, próximo a casa do Cap. Adenilson, no Bairro Bom Jardim.

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com setor competente para que instale dois quebra-molas na Rua Oscar Fernandes Lopes, Bairro Bom Pastor.

Gilson Cesar da Costa

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com setor competente para que instale uma academia ao ar livre na Praça do Bairro Eldorado, no Distrito de Vilanova.

Jorge Augusto Pereira

Solicitando ao prefeito entrar em entendimento com setor competente para que seja construída uma capela velório no Distrito de Vilanova.

Com a Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *