SAAE realiza entrega de materiais para fossas sépticas

fossas fossas1
<
>

Na última quinta-feira, 13/06, o SAAE esteve presente no Córrego do Manhuaçuzinho para a entrega dos materiais destinados à implantação de fossas sépticas na zona rural. Os materiais foram entregues às famílias que residem no local.

Por meio de parcerias inteligentes entre as Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, e do SAAE, além da EMATER-MG, Conselho Municipal de Meio Ambiente, CMDRS e moradores, foi realizada uma intensa mobilização nas comunidades rurais para a construção das fossas sépticas em residências. O trabalho visa proteção ao meio ambiente e reforça os trabalhos preventivos em saúde pública.

A prefeita Cici Magalhães esteve presente no encontro, junto ao diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho que oficializaram a parceria entre a Autarquia e o município no projeto em questão. O Secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Flânio Alves; e a chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira também participaram do encontro junto à comunidade.

Importância

Cici Magalhães falou sobre a preocupação com o saneamento básico, que é uma das prioridades de sua administração. “Quando aplicamos 1 real no meio ambiente, evitamos gastar 3 reais em saúde. Trabalhamos muito na prevenção, pois este é o melhor caminho parar a solução dos problemas. Mesmo com poucos recursos, estamos cumprindo com o que combinamos com as famílias.”

O diretor do SAAE, Luiz Carlos Carvalho, explicou que as ações no Córrego Manhuaçuzinho são muito importantes. “Basta lembrarmos que 70% da água que levamos até as residências saem daqui. Por isso, precisamos cuidar de forma ainda mais especial. Quando levamos qualidade no tratamento da água para o Manhuaçuzinho, estamos levando qualidade também para uma grande parte do manhuaçuense”.

Luiz ainda destacou o interesse do SAAE em sempre poder ajudar em questões ambientais e lembrou-se da importância de construção de fossas sépticas na zona rural. “O uso de fossas, além de tratar inicialmente o esgoto, tem também um importante papel no meio ambiente e na saúde de seus usuários. Dessa forma, preservamos nossos mananciais evitando o lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos ou mesmo na superfície do solo.”

De acordo com o Secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Flânio Alves, a construção de fossas sépticas é um sonho antigo dos moradores. “Estas instalações reduzem riscos de verminose. Com isso, as famílias têm maior proteção. Atualmente, em praticamente todos os processos de certificação de qualidade na produção rural, são exigidos estes investimentos em saneamento. A questão da água limpa na propriedade é prioritária. Em Manhuaçu, a prefeita está possibilitando meios para consolidarmos esta frente de trabalho nas comunidades”.

O extensionista da EMATER-MG, José Antônio do Nascimento, comemorou a parceria com a Prefeitura de Manhuaçu e o SAAE. “Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo. O poder público se faz presente e nós, enquanto extensionista, estamos junto ao produtor para orientá-lo da melhor maneira. O Manhuaçuzinho é um produtor grandioso de água. Por isso, deve ser enxergado de maneira especial”.

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *