Manhumirim: SAAE completa obras do abastecimento para melhorar distribuição de água

saae-2O SAAE de Manhumirim completou as obras emergenciais para reduzir os problemas de falta d´água que afetam a cidade. Foram executados dois projetos de ampliação do sistema de captação e interligação da rede de distribuição para manter o abastecimento da cidade.

De acordo com o diretor interino do SAAE, Sérvulo Barbosa (Tá Barbosa), a administração buscou apoio técnico do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB), do qual Manhumirim faz parte e ainda contou com suporte dos SAAEs de Manhuaçu e Mariana. A primeira parte foi ampliar a captação de água próximo ao contorno e levar até a Estação de Tratamento José Luiz Cantamissa, perto do Cruzeiro. A adutora foi feita em pouco tempo. Na segunda etapa, mais complicada, foi necessário construir uma rede interligando os dois reservatórios.

“De dois milhões de litros passamos para 4 milhões e cem mil litros de água tratada. No entanto, houve a dificuldade que foi preciso interligar as redes entre as duas partes da cidade. Pegamos a rede mestre que passa perto da sede da Câmara, atravessamos a avenida Raul Soares e levamos a captação para abastecer a outra parte. Mesmo com bombeamento, conseguimos levar água da Estação José Luis Cantamissa e conseguimos abastecer todo o bairro Nossa Senhora Aparecida. Ainda estamos fazendo ajustes, mas conseguimos praticamente resolver o problema”, detalha o diretor interino.

Compreensão

Mesmo com o avanço e o início das chuvas, Tá Barbosa considera que o alerta ficou claro. “A população precisa ter consciência e critério para utilizar a água tratada. Não adianta apenas ficarmos aumentando capacidade de abastecimento. O país todo está num caos por conta da estiagem prolongada. Nós somos abençoados. Em poucos dias de chuva, já começou a brotar água novamente em algumas nascentes. Mas o alerta foi dado. Essa estiagem toda é uma grande advertência de que temos que economizar e racionalizar o uso da água”.

De acordo com o diretor, muitos moradores sofreram com a falta d´água, mas compreenderam que o problema não era fácil de se resolver. Ele também agradeceu a todos os colaboradores. “Quero agradecer a boa vontade e empenho de todos os funcionários do SAAE. Teve dias que eles atravessaram a noite para resolver esse problema. Agradecer ao SAAE de Manhuaçu e de Mariana e a Prefeita Darci Braga que me deu carta branca para trabalhar. Por fim, quero agradecer a compreensão de todos os moradores. Não foi fácil, mas conseguimos fazer as mudanças na rede”, destacou.

Ainda em sua fala, Tá Barbosa reforçou que “o que passamos em Manhumirim não foi falta de trabalho ou de competência. Vivemos uma situação de calamidade, a exemplo dos outros municípios brasileiros. Quero agradecer a todos que ajudaram e evitaram o desperdício”.

Carlos Henrique Cruz – Prefeitura de Manhumirim – contato@manhuacu.com.br

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *