Manhuaçu: Escola Estadual São Vicente de Paulo recebe projeto “OAB vai à Escola”

oab-1Na manhã desta sexta-feira, 31/10, alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual São Vicente de Paulo, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”. A palestra foi proferida pelo presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos e pelos advogados Wagner Alves Caldeira.

oab-2Segundo o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, o projeto “OAB vai à Escola” têm discutido as mazelas que afetam a sociedade. “O desafio principal do projeto “OAB vai à Escola” é despertar em cada jovem a visão crítica-reflexiva sobre a sociedade onde vive. A escola é o ponto de partida na formação desses novos cidadãos e só através do diálogo e do conhecimento é possível construir uma sociedade cada vez mais cidadã. Respeito e educação devem ser as palavras de ordem dentro das escolas. Mais do que debater os direitos, precisamos orientar os alunos sobre os seus deveres e das consequências de seus atos”, destacou.

“Embora a realidade das escolas e dos professores da rede pública estadual de ensino não seja a desejada por todos nós, que valorize e respeite cada um dos profissionais da educação, é preciso que os jovens aproveitem a oportunidade de estudar e ampliem seus conhecimentos, pois só assim será possível construir uma sociedade justa. Sem dúvida, quando temos um povo educado e provido de conhecimento, as mudanças sociais acontecem de forma a proteger e efetivar os direitos tutelados pela Constituição Federal”, comentou o presidente da OAB Manhuaçu.

Alex Barbosa lembrou ainda da contribuição e participação que inúmeros advogados têm dado ao projeto OAB vai à Escola. “Agradeço a todos os advogados pela importante contribuição que dão para que o projeto siga o seu curso e seja um instrumento de transformação social. Sem dúvida, a dedicação de cada um de vocês, consolida ainda mais a unidade que hoje existe dentro de nossa classe”, pontuou.

Para o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, Wagner Alves Caldeira, “a missão da OAB Manhuaçu com a palestra de hoje mais uma vez foi mostrar para o jovem que além de direitos ele tem deveres, que devem ser colocados em prática todos os dias. Enquanto defensor dos direitos da criança e do adolescente, temos visto que eles pensam que só têm direitos e isso é muito grave. Essa atitude fez com que o Brasil inteiro fomentasse discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos, por exemplo. Se isso acontecer, o próprio adolescente será o responsável. O nosso foco foi passar para os alunos que para terem direitos exercidos, precisa primeiramente cumprir com seus deveres”, destacou.

Igrejas unidas

Pastor Flaviano esteve presente ao projeto e levou um pouco da palavra de Deus aos alunos. “Em se falando de Salomão, ele foi um homem que pediu sabedoria a Deus para lidar com seus problemas. No dias de hoje, o que podemos dar a essas crianças e jovens é sabedoria para que também possam estar mais bem preparados às adversidades do dia-a-dia. Neste sentido, a OAB Manhuaçu, através do seu presidente Alex Barbosa, está de parabéns pela iniciativa, pois proporciona momentos de aprendizado. A palavra de Deus diz que devemos lembrar do Senhor em dias de mocidade, pois os dias maus virão e devemos lembrar com alegria do passado. É assim que estamos escarando este momento, ao apresentar a palavra de Deus para esses jovens. Esperamos que eles pensem hoje nessas palavras para que colham bons frutos no futuro”.

Quem também esteve presente foi o padre Odesio Magno da Silva. Segundo ele, “fiquei satisfeito com o comportamento dos alunos, que ouviram atentamente aos nossos ensinamentos. Eles demonstraram, mais uma vez, que são ordeiros. Agradeço a oportunidade promovida pela OAB Manhuaçu de estar com essas crianças e adolescentes hoje. Eu acredito na nossa juventude. O que devemos fazer é apoiá-los e deixar essa sina de que escola púbica é lugar de bagunça. Não! Isso não é verdade. Eles serão o nosso futuro e por isso precisam de nós”,

Escola satisfeita

Para a diretora da Escola Estadual São Vicente de Paulo, Poliana Souza Vieira Cota, “a presença dos advogados neste momento em que estamos desenvolvendo um projeto social dentro da Escola, chamado ‘Paz’, é muito importante, pois reforça a nossa ideia de valorizarem a sala de aula, os professores e o ambiente escolar. Os palestrantes deram seus testemunhos. Foi fundamental eles comentarem que vieram de escola pública, mostrando serem exemplos a seguir”.

O professor Marcos Cabral elogiou o trabalho desenvolvido pela OAB Manhuaçu e ficou satisfeito com a colaboração dos palestrantes. “São projetos como estes que devemos levar como exemplo para desenvolver outros. Quando os alunos ouvem testemunhos de pessoas que estudaram em escola pública, o impacto é muito maior. Nós, enquanto professor, não damos conta de lidar com a educação e formação do caráter de um ser humano sozinho. Precisamos de todos os órgãos da sociedade para, juntos, buscarmos melhores soluções para os problemas que envolvem crianças e adolescentes. A Escola Estadual São Vicente de Paulo desenvolve o projeto ‘Paz’ justamente para mostrar que paz não é somente a ausência de guerra, mas também a presença de amor”.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *