Luisburgo: Município participa do 3º Festival da Juventude Rural

luisburgo2Entre os dias 27 e 30 de abril, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo, Silvana Damasceno Gomes Labanca, esteve em Brasília participando do 3º Festival da Juventude Rural. O evento reuniu mais de seis mil jovens brasileiros e de outros países da América Latina. Este ano, o tema foi “Juventude na luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural na América Latina”.

Na oportunidade, os jovens definiram pela realização de um festival latino-americano no Brasil, na perspectiva de afirmar a defesa de um meio rural com qualidade de vida e desenvolvimento sustentável e solidário, que se constitui a partir do acesso irrestrito às políticas públicas, onde a juventude do campo seja reconhecida como sujeito integral, que transcende as relações produtivas.

De acordo com Silvana, “o objetivo da nossa ida até este evento foi firmar compromisso junto ao Governo Federal para o homem do campo. Pedimos desenvolvimento da agricultura familiar, internet no campo, liberação de recursos dentro do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e mais recursos no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Acreditamos que seremos atendidos pela nossa presidente. O trabalhador rural é quem impulsiona o nosso país. Por isso temos certeza de que Dilma não medirá esforços para nos contemplar”, comentou Silvana.

Festival da juventude

A proposta de fazer um festival de caráter latino-americano surgiu no ano de 2013 quando a CONTAG, com o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e da COPROFAM (Confederação Internacional de Produtores Familiares, Campesinos e Indígenas do Mercosul Ampliado), entidade da qual a CONTAG faz parte da diretoria no cargo da Secretaria de Formação e da Coordenação de Jovens Rurais, realizaram o “Seminário Internacional da Juventude Rural”.

Durante o festival, que começou segunda-feira (27), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, anunciou investimentos de R$ 5 milhões do Fundo Social para projetos de cooperativas e associações de jovens entre 15 e 29 anos, com mais de dois anos de existência, voltados para a produção. Também foi assinado edital que trata da assistência técnica e extensão rural, que atenderá, em três anos, 22,8 mil jovens trabalhadores rurais de 23 estados brasileiros com assistência técnica e foco na agroecologia.

Neste seminário, estiveram presentes jovens de todos os estados do Brasil e de mais nove países (Equador, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai, México e Nicarágua) representando suas entidades locais.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *