Manhuaçu: OAB na luta contra o Câncer de Mama. Mobilização no Fórum

outubro rosa2 outubro rosaA 54ª Subseção da OAB/MG está novamente participando do Outubro Rosa, campanha em apoio à luta contra o câncer de mama. No segundo ano em que adere ao projeto, a OAB Manhuaçu convidou profissionais da Secretaria de Saúde de Manhuaçu, que estiveram à disposição das advogadas, funcionárias e servidoras do TJMG. O evento, que serviu para esclarecer dúvidas, demonstrar o funcionamento do autoexame e ensinar as mulheres a reconhecer nódulos em uma prótese especial, foi realizado na sede da entidade, nesta quarta-feira, 22/10.

Participaram do evento advogados e advogadas inscritos na Subseção, servidores da Justiça e populares, além da equipe de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Manhuaçu, coordenada pela enfermeira Janaína Temer de Oliveira. Ela esteve acompanhada das enfermeiras Rosângela Milagres, Kênia Elicka de Oliveira, Sandra Barbosa, Aline Rosa e Silva.

A secretária-geral adjunta da OAB Manhuaçu, Regiane Rezende Lima, destacou que é importante a entidade compartilhar com a sociedade o enfrentamento ao combate ao câncer de mama.

O presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, lembrou que “quando diagnosticado cedo, o câncer de mama pode ser tratado com reduzido trauma. É momento de despertarmos na sociedade, a necessidade de ações preventivas para se evitar a incidência desta doença. A prevenção e a informação são ferramentas importantes para a saúde do paciente e homens e mulheres podem ajudar a disseminar essa ideia. Sentimo-nos honrados mais uma vez por aderir ao Outubro Rosa. Ao final, quero agradecer à toda equipe da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Manhuaçu pelo brilhante trabalho desenvolvido em favor da sociedade”, concluiu.

Para a advogada Alcione da Fonseca, “é muito importante participarmos de eventos como este, que tratam especificamente da saúde da mulher, justamente num momento em que lidamos com combate à violência. A prevenção é uma forma mais sutil, mais suave de lidar com essa violência, pois o câncer é uma forma silenciosa de agressão ao corpo da mulher. O Câncer de Mama é perigoso e devemos lidar com a prevenção para impedir que a doença nos atinja”, comentou.

A servidora pública, Maria Lúcia Breder Vieira Cerqueira, também participou do evento de iniciativa da OAB Manhuaçu. Segundo ela, “esse é um momento em que nós, mulheres, nos informamos melhor sobre uma doença muito cruel ao corpo. Com as informações que obtivemos na tarde de hoje, saímos daqui com a certeza de que a prevenção ainda é o melhor caminho. As mulheres precisam se conscientizar cada vez mais da importância de realizar o autoexame e, principalmente, a mamografia”, completou.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *