Manhuaçu: Problemas na UPA, Saúde bucal e CAPS Infantil são temas no CMS

22 - cmsConselheiros de Saúde de Manhuaçu estiveram reunidos no dia 16/10, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS)  é realizada todas as segundas quartas-feiras do mês, em caráter ordinário com livre acesso aos interessados. Na pauta a apresentação do relatório referente a implantação de novas equipes de saúde bucal, bem como levantamentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Laboratório da Secretaria de Saúde e implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI).

Saúde Bucal

A comissão formada pelos conselheiros Raimundo Ferreira Lopes, Dorcas Pires de Carvalho, Marivaldo Anselmo e Valdemir Mendes, apresentou parecer favorável ao funcionamento das unidades de saúde bucal em Dom Corrêa  e no bairro Engenho da Serra, onde os consultórios já estão montados e aguardando apenas a contratação das equipes. Mas, a mesma comissão entendeu que os serviços somente devem começar quando as unidades de saúde bucal do bairro Ponte da Aldeia e de Vilanova, já aprovadas pelo CMS, também estiverem aptas para atender.

O assunto foi amplamente debatido por todos os conselheiros que não aprovaram o parecer da comissão. Assim que for encerrado o processo seletivo e a contratação das equipes entra em funcionamento o atendimento odontológico onde os consultórios já estão montados: Dom Corrêa, Engenho da Serra e Vilanova. Ponte da Aldeia ainda não possui a estrutura e nem o consultório odontológico.

A referida comissão deu parecer favorável para implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) até 2016.

Levantamentos na UPA e Laboratório da Secretaria de Saúde

Foram feitos levantamentos da não entrega de bens adquiridos na sede do laboratório da Secretaria Municipal de Saúde, apesar de ter sido acusado o recebimento dos móveis para escritório e equipamentos, bem como seu respectivo pagamento efetuado pelo município. Todos os documentos foram repassados pela coordenação da unidade comprovando, inclusive, as medidas tomadas pela responsável pelo setor. A comissão composta pelos conselheiros Ana Lígia, Deyse Sampaio, Jadir Nunes e Marivaldo Anselmo, pediu esclarecimentos à Secretaria de Saúde para a próxima reunião do CMS e abertura de sindicância para apurar o caso.

A mesma comissão encontrou várias infiltrações que deterioram a sede do laboratório para as quais pediu providências à Secretaria de Saúde.

Na UPA, os membros da comissão ficaram preocupados com o que fora constatado. Denúncias de falta de atendimento por parte de médicos ortopedistas à pacientes internados na unidade de pronto atendimento foram confirmadas, sendo necessário médicos plantonistas de outras áreas, prescrever medicamentos para os mesmos.

Os conselheiros constataram que na UPA existem 5 balas de ar comprimido, mas no dia da visita somente uma estava abastecida para atender a microrregião e vítimas de acidentes de trânsito. As balas de ar comprimido são essenciais para diminuir o risco de morte em pacientes graves. Também foram verificadas frequentes panes no compressor de ar comprimido, adquirido recentemente.

Os conselheiros ainda ficaram insatisfeitos com a Secretaria de Saúde que ainda não sanou vários problemas verificados na UPA  e informados no mês de julho (manutenção de equipamentos, reforma das dependências, desrespeito com os funcionários públicos quanto ao local da alimentação e a política de segurança do paciente).

Os conselheiros cobraram da Secretaria para a próxima reunião a apresentação de solução para os problemas.

Implantação do CAPS Infantil

O médico psiquiatra Dr. Vinícius e as responsáveis pelo atendimento psicológico na Casa Azul, onde são atendidas cerca de 150 crianças e adolescentes,  com vários tipos de transtorno mental, depressão e dependentes químicos, cobraram a implantação urgente do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) já aprovado pelo CMS. “Nossos pacientes estão sendo prejudicados pela falta do CAPSI. É urgente a implantação”, afirmou o médico. Cidades menores do que Manhuaçu já tem suas unidades e nosso município fica para trás, acrescentou.

Presente à reunião, o diretor administrativo da SMS, explicou os motivos do atraso, destacando que local para o funcionamento do CAPSI já está praticamente alocada no bairro Bom Pastor e a contratação da equipe, bem como o aparelhamento da casa estão sendo encaminhados. Pedro Paulo Ribeiro reconheceu que a burocracia torna moroso o processo.

Terreno para construção do CER

Foi aberta discussão para incorporação de terreno pertencente ao Fundo Municipal de Saúde ao Município, onde será construída a sede do Centro Especializado de Reabilitação (CER). Devido à complexidade do tema, o CMS avaliará a questão por meio de suas comissões para depois colocar em pauta.

Luiz Nascimento, com informações do CMS – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *