Brasileirão: Flamengo derrota o Cruzeiro; Atlético vence o São Paulo

Jogos da rodada 28

Sábado, 11/10, 18h30

Botafogo 1 X 0 Corinthians

Goiás 3  X 0 Coritiba

21h00

Palmeiras 2  X 1 Grêmio

16h00

Flamengo 3 X 0 Cruzeiro

Dedé e Manoel tiveram, no domingo, uma tarde em que vão querer apagar de suas memórias. Em falhas bisonhas, os zagueiros do Cruzeiro foram determinantes para o Flamengo atropelar o líder do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, por 3 a 0, ao som de “olé” da torcida.

O início das trapalhadas começou com o ex-vascaíno Dedé, ainda aos 16 minutos do primeiro tempo, quando tentou cortar um cruzamento em que a bola já estava nas mãos do goleiro Fábio e fez gol contra.

Na sequência, seu companheiro de zaga não o quis deixar sozinho e também protagonizou lances lamentáveis, falhando nos dois outros tentos rubro-negros, um ao fazer uma proteção ruim e acabar sendo desarmado, e outro ao estar mal posicionado.

Fases do jogo: A etapa inicial começou a todo o vapor, com as duas equipes procurando o gol. O Cruzeiro até tinha maior volume de jogo, mas com a “ajudinha” que recebeu de Dedé, o Flamengo ficou mais tranquilo para administrar a partida, não sofrendo maiores sustos.

No segundo tempo, com o gol de Canteros logo no início, a Raposa se desfigurou e a equipe da Gávea passou a deitar e rolar, jogando com inteligência e explorando o nervosismo do adversário. Bem armado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo encaixou seu jogo e poderia ter vencido até por mais.

O melhor – Marcelo: O zagueiro rubro-negro jogou sério, sem gracinha, e levou a melhor sobre os atacantes do Cruzeiro tanto por cima quanto por baixo.

Os piores – Dedé e Manoel: Os zagueiros cruzeirenses proporcionaram lances bisonhos que originaram os gols do Fla.

Chave do jogo: Embora as falhas defensivas do Cruzeiro tenham contribuído, o Rubro-Negro também teve seus méritos para construir o resultado, com um time muito bem postado e marcando com eficiência, sem dar espaços à Raposa.

Para lembrar: Empolgada com a liderança do Campeonato Brasileiro, a torcida do Cruzeiro compareceu em peso ao Maracanã, ocupando praticamente todo o espaço destinado a ela.

Atlético-MG  1 X 0 São Paulo

Em jogo dramático no Independência, o Atlético-MG voltou a fazer a valer o lema “caiu no Horto, tá morto”. Com um gol de Luan no segundo tempo, o time mineiro venceu o São Paulo por 1 a 0, no domingo, reagiu no Brasileirão e voltou ao G-4.

A derrota foi desastrosa para o tricolor paulista, que desperdiçou a chance de reduzir a diferença para o líder Cruzeiro e ainda caiu para o terceiro lugar.

Com 49 pontos, o São Paulo foi ultrapassado pelo Internacional, que venceu o Fluminense por 2 a 1, e foi aos 50. Já o Cruzeiro permaneceu com 56 ao perder por 3 a 0 para o Flamengo.

O Atlético, que chegou a 47 pontos, assumiu o quarto lugar e voltou a ganhar após duas partidas. Beneficiado pelas derrotas de Corinthians e Grêmio no sábado, voltou a figurar entre os quatro que se classificam para a Libertadores.

O São Paulo volta a jogar no próximo sábado, quando enfrenta o Bahia, às 18h30, no Morumbi, pela 29ª rodada do Brasileirão. O Atlético recebe a Chapecoense, no mesmo dia, às 21h, novamente no Independência, mas antes, na quarta, enfrenta o Corinthians pelo duelo de volta das quartas de final Copa do Brasil.

As fases do jogo: O São Paulo começou melhor e esteve perto de abrir o placar aos 8min. Depois de boa jogada de Osvaldo pela esquerda, Pato recebeu na área, passou pela marcação e finalizou, mas Victor salvou o Atlético. Errando passes e sem conseguir jogar em velocidade, como costuma fazer no Independência, o time mineiro pouco criou e deixou a torcida apreensiva. Envolvida pelo adversário, a equipe alvinegra cresceu nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 44min, Dátolo chutou forte de fora da área e Rogério Ceni rebateu a bola. Carlos pegou o rebote e chutou por cima do gol. O tricolor paulista voltou a levar perigo aos 46min, quando Michel Bastos arriscou de longe e o goleiro atleticano fez defesa providencial.

O São Paulo teve outra oportunidade no início do segundo tempo para sair na frente. Alan Kardec recebeu em velocidade, passou por Jemerson e tocou na saída de Victor. A bola saiu rente à trave direita. O Atlético, que voltou a encontrar dificuldade, conseguiu equilibrar a partida, principalmente depois da entrada de Cesinha e Marion. O time mineiro abriu o placar aos 26min. Depois de grande jogada de Alex Silva, Luan recebeu livre e tocou no canto direito de Rogério Ceni

O melhor: Luan – Sem Diego Tardelli, destaque atleticano, Luan assumiu a responsabilidade, foi decisivo ao marcar o gol da vitória e mostrou a costumeira raça, roubando muitas bolas.

O piorAndré – Substituto de Jô, que não foi relacionado após faltar ao treino, o atacante voltou a decepcionar, errou passes e finalizações e não foi perdoado pela torcida, que o vaiou na hora em que foi substituído por Marion, no segundo tempo.

Toque dos técnicos – Com muitos desfalques, Levir Culpi e Muricy Ramalho tiveram de se desdobrarem para escalar suas equipes. O treinador atleticano optou por uma formação com apenas um volante (Leandro Donizete), já utilizada em outros jogos, e promoveu o retorno de Maicosuel, recuperado de lesão, e de André, como titular, na vaga de Jô. O técnico são-paulino apostou no trio ofensivo formado por Osvaldo Pato e Alan Kardec e contou com o reforço de Michel Bastos, suspenso por três jogos, mas liberado após o clube conseguir um efeito suspensivo.

Para lembrar:

Despedida de Ceni em Minas. O goleiro Rogerio Ceni, que se aposentará ao final da temporada, fez sua última partida em Minas Gerais. O ídolo são-paulino deu um forte abraço no amigo Levir Culpi antes do jogo no Independência – os dois trabalharam juntos no São Paulo. Ele escreveu o prefácio do livro do treinador atleticano, “Um burro com sorte?”, lançado recentemente pelo técnico.

Jô volta a faltar a treino. O atacante Jô não foi relacionado para a partida deste domingo depois de faltar ao treino de sábado e alegar que precisou resolver problemas pessoais. O caso será resolvida pela diretoria atleticana. Em agosto passado, o centroavante, que não marca gols há 22 jogos, faltou a um treino e não comunicou o clube. Na ocasião, ele foi multado em 40% do salário e reintegrado ao elenco.

Seleção desfalca os dois times. Atlético e São Paulo entraram em campo desfalcados neste domingo. Além de Jô e Guilherme, com dores musculares, o time mineiro não contou com Diego Tardelli, na seleção brasileira, e Douglas Santos, na seleção olímpica. O São Paulo perdeu Kaká e Souza, também para a seleção de Dunga, além de Ademilson, com a seleção olímpica, e o lateral Alvaro Pereira, com a seleção uruguaia. O tricolor não teve ainda Ganso e Paulo Miranda, por suspensão, e Lucão, Tolói e Rodrigo Caio, por contusão.

Bahia 0 X  1 Chapecoense

Internacional 2  X 1 Fluminense

18h30

Sport 1 X 2 Vitória

Atlético-PR  3 X 0 Figueirense

Criciúma 3  X 0 Santos

Classificação

Cruzeiro 56 28 17 21
Internacional 50 28 15 10
São Paulo 49 28 14 11
Atlético-MG 47 28 13 8
Grêmio 46 28 13 7
Corinthians 46 28 12 14
Santos 42 28 12 7
Fluminense 42 28 11 14
Goiás 37 28 10 1
10° Flamengo 37 28 10 -5
11° Sport 36 28 10 -13
12° Palmeiras 34 28 10 -14
13° Chapecoense 34 28 9 -2
14° Atlético-PR 34 28 9 -4
15° Figueirense 32 28 9 -15
16° Vitória 31 28 8 -9
17° Bahia 30 28 7 -4
18° Criciúma 30 28 7 -15
19° Botafogo 29 28 8 -7
20° Coritiba 29 28 7 -5


www.uol.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *