São Pedro do Avaí: ESF promove Programa de Saúde em Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

A ESF São Pedro do Avaí, juntamente, com a equipe da Escola Estadual Ana Mendes Pereira Dutra trabalham em prol de uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania. A finalidade do programa é investir na formação de comportamentos favoráveis à saúde e ao bem estar desde a infância. Se uma criança cresce em meio a uma vida saudável, a tendência é que se torne um adulto saudável.

Várias atividades foram realizadas desde avaliações odontológicas, acuidade visual, calendário de vacina e nutricionais com acompanhamento de peso/altura. Além deste trabalho foram organizadas palestras educativas com os temas: Drogas ilícitas e lícitas, alimentação saudável, direitos reprodutivos – consequências de uma gravidez na adolescência, e doenças sexualmente transmissíveis – DST.

O trabalho iniciou-se em junho na escola, chegando ao final do primeiro ciclo em agosto. Agora segue a próxima fase, todos os alunos avaliados que tiveram por algum motivo seus exames alterados serão avaliados por médicos e especialistas.

A enfermeira Flávia Silva Cardoso agradeceu o envolvimento dos profissionais da ESF, juntamente, com o NASF e todos da Escola Estadual Ana Mendes Pereira Dutra. “O trabalho só foi possível devido o interesse e empenho de todos. O nosso trabalho foi em fazer a diferença e estabelecer condições iguais de oportunidade de educação a todos independente de raça, idade e qualquer tipo de diferença, cultura de paz e local”, enfatizou.

Informações ESF São Pedro do Avaí

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *