Secretaria Municipal de Saúde realiza projeto “Saúde na Praça”

saudenapraça1 saudenapraça2 saudenapraça3 saudenapraça4Vários profissionais da área da saúde permaneceram na Praça central da cidade, na tarde da quinta-feira, 14/09, realizando atividades inseridas no projeto Saúde na Praça. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação da APS (Atenção Primária à Saúde e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), para despertar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável, bem como o foco principal de que a saúde começa pela boca.

A presença das equipes teve como objetivo estimular a amamentação, alimentação complementar saudável, incentivo a hábitos alimentares saudáveis desde a infância, estímulo para a permanência de crianças amamentadas de forma exclusiva até os dois anos de idade ou mais, redução de crianças que recebem alimentos precocemente, incentivo as crianças consumir frutas, verduras e legumes diariamente. Outro ponto que foi trabalhado pelas equipes foi o de desestimular o uso de alimentos não saudáveis, principalmente antes dos dois anos, estimular a melhora no perfil nutricional das crianças, com a diminuição de deficiências nutricionais, de baixo peso e de excesso de peso, além de dar incentivo aos adultos a criar hábitos de alimentação saudável, de forma a reduzir os casos de obesidade.

Durante a permanência dos profissionais no local, eles trabalharam e mostraram às pessoas pontos fundamentais, para manter a saúde perfeita, passando todas as orientações necessárias. Todas as pessoas que foram atendidas pelo projeto Saúde na Praça ficaram satisfeitas com as orientações passadas, e aplaudiram a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e coordenação de Atenção Primária à Saúde.

Por meio de panfletos, as pessoas tomaram conhecimento sobre a realização de avaliação antropométrica (peso, altura, índice de massa corpórea, circunferência abdominal e quadril). O usuário teve o resultado no momento da avaliação. Foi feita a aferição de pressão, glicemia capilar, com intervenções educativas sobre o impacto da alimentação na hipertensão arterial e diabetes; Orientações sobre a concentração de açúcares e sal em alimentos, largamente consumidos pela população; Identificação dos grupos alimentares, que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Todos os usuários com aferições alteradas foram encaminhados para sua ESF (Estratégia de Saúde da Família) de origem, para acompanhamento e redução de danos.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *