Manhuaçu: calendário esportivo 2014 é divulgado. Campeonato de Bairros começa dia 16/02

PonteAldeiaBairros

Em 2013, a Ponte da Aldeia B foi a campeã

Foi divulgado na tarde última terça-feira, 14/01, o calendário esportivo do município para 2014. Doze competições serão realizadas pelo Departamento de Esporte e Lazer de Manhuaçu. As atividades começarão no dia 16/02, com o início do Campeonato de Bairros da Primeira divisão. Dez times dos bairros da cidade, além dos times: campeão e vice do Campeonato Distrital 2013, se enfrentarão nessa competição que é a mais tradicional de Manhuaçu. A segunda divisão do Campeonato de Bairros teve seu congresso técnico quarta-feira, 15, no entanto a bola rola somente em meados do mês de Março.

Em 2013, o Campeonato de Bairros teve a participação de 20 equipes, dez delas foram rebaixadas para segunda divisão. Foi o campeonato mais longo da história e também o que deteve o maior número de público de todas as outras edições.

“Estamos trabalhando para aperfeiçoar não somente o Campeonato de Bairros, mas todas as competições organizadas pelo departamento. O sucesso do último campeonato foi graças à soma de esforços de todos, no entanto, continuamos buscando melhoramentos para as disputas”, ressaltou o diretor de esporte, Vitor Rocha.

No dia 20/02 haverá o congresso técnico dos Jogos Escolares Municipais (JEM), nas modalidades voleibol e handebol, o início do JEM de vôlei está marcado para o dia 17/03 e vai até o dia 21/03. Abril será o mês dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que terá seu congresso técnico no dia 03/04. Graças ao bom desempenho do Departamento de Esportes no ano passado, quando organizou a etapa microrregional, Manhuaçu volta a sediar a mesma etapa do JEMG, dos dias 12 a 16/05.

O Campeonato Distrital será disputado no mês de julho, com início no dia 27/07, porém o congresso técnico será no dia 28/05. O vôlei “livre” tem sua vez com a realização da Copa da República de Vôlei de 11/07 ao dia 13/07. Essa competição é considerada livre, pois não há limite de idade para atuar, como nos casos do JEM e do JEMG onde prevalece a idade escolar. Nos dias 11, 12, 13,14 e 15 de agosto os manhuaçuenses poderão acompanhar a garotada do handebol, que atuarão no JEM.

O último módulo do JEM será o futsal. De 20 a 24/10 as atenções estarão voltadas para a modalidade mais popular dos jogos, o congresso técnico um mês antes, no dia 18/09.

Sem data

O Campeonato de Futsal Craques do Futuro permanecesse com lugar de destaque no calendário. Essa competição permite a participação das crianças e dos adolescentes, porque as categorias são divididas desde sub. 9 até sub. 15. Vitor Rocha garantiu a execução da competição neste ano, entretanto, não especificou a data. O Enduro da Independência, a Taça BH de Futebol Júnior e o Campeonato de Futebol Máster também estão no calendário 2014. No caso da Taça BH, o Departamento de Esportes aguarda as datas que serão definidas pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Já o Campeonato de Futebol Máster que foi o motivo de muitas críticas dos desportistas de Manhuaçu no ano passado, volta ao itinerário esportivo em 2014. Sem data definida, é possível que o Máster seja realizado, após o Campeonato Distrital ou mesmo simultâneo a ele. A Etapa Mineira de Bicicross é a última prevista pelo calendário, também sem uma data precisa. Sendo uma competição de nível estadual é necessário seguir o calendário determinado pela organização geral da competição. O diretor de esportes garantiu que mesmo sem datas imediatas, estas competições abrilhantarão o ano esportivo de Manhuaçu, que segundo ele, tem tudo para fechar de forma positiva.

 Ausência

Novamente Manhuaçu não terá o Campeonato de Bairros de Futsal. Pelo terceiro ano consecutivo a competição não será realizada. Com o montante dos jogos das competições a serem realizadas tornou-se impossível para o Departamento de Esportes realizar o campeonato, segundo Vitor Rocha. Para os esportistas dessa modalidade fica a lacuna de um campeonato que a cada dia parece caminhar a passos largos para extinção.

Nivaldo Alves – Fonte: Portal Tribuna do Leste – parceiro do Manhuaçu News

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *