Manhumirim: Dia da Consciência Negra é comemorado

manhumirim-racial-movimento-2 manhumirim-racial-movimento-5 negro-movimento-racial-manhumrim racial-manhumirim-4O Conselho Municipal dos Direitos pela Igualdade Racial participou, no último sábado, 16/11, em Manhumirim, do Dia Municipal da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

A iniciativa foi do vereador Roberto Bob, que tentou aprovar um projeto na Câmara Municipal de Manhumirim, instituindo o dia 20/11, como sendo “feriado municipal”. Mas, devido a pressão dos comerciantes da cidade, o projeto não foi aprovado pelos membros do Legislativo local.

Mesmo assim, o vereador decidiu realizar a 1ª Semana  Municipal da Consciência Negra, que contou com a participação do grupo de capoeira Ginga e Corpo, grupo de dança Blackout Dance, além do 1º Concurso da Beleza Negra,que teve a participação de várias candidatas da cidade.

O evento serviu para chamar a atenção, despertar nas pessoas da raça negra a vontade para entenderem o que verdadeiramente elas representam, a origem e a possibilidade de alcançar objetivos e superar as dificuldades que enfrentam diariamente.

O presidente do Conselho Municipal pela Igualdade Racial, Marco Antônio Cabral destacou durante o evento, a importância da criação desta data, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano, na formação da cultura nacional. “Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira”, disse Marco Cabral.

Ele comemora também os quatorze anos de trabalho em Manhuaçu e, agora expandindo também a outras cidades. As ações foram positivas e, a participação dos moradores de Manhumirim foi fundamental.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. Ao despertar os negros sobre a mesma condição da atualidade, visa orientá-los para a necessidade de sonhar,  a fim de conquistar o espaço na sociedade.

O idealizador do Dia Municipal da Consciência Negra em Manhumirim, vereador Roberto Bob, diz que seu objetivo é o de conscientizar a sociedade e, principalmente a raça negra, que ainda desconhece sua origem e sua verdadeira história. “Com a participação de vocês, eu senti firmeza. Agora pretendo dar continuidade ao trabalho, chamando a comunidade para participar e, as pessoas da raça negra que estejam mais envolvidas na questão”, argumenta o vereador Roberto Bob.

O Conselho Municipal pela Igualdade Racial se prepara para comemorar o Dia da Consciência Negra, na próxima quarta-feira, 20/11, com o envolvimento de alunos das escolas estaduais e municipais.Vale dizer também, que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afrobrasileira.

O vice-presidente do Conselho Municipal pela Igualdade Racial, Vereador cabo Anísio destaca que estará envolvendo as escolas, professores e pais, para que todos possam envolver na realização das atividades nesta quarta-feira. “O movimento que queremos fazer é a busca de oportunidade para o negro. Mas, para isso é necessária a participação de todos, o respeito, a oportunidade e o seu direito na sociedade”, ressalta o vereador  cabo Anísio.

Eduardo Satil

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *