Manhuaçu: Loja Maçônica União celebra 118 anos

Maconaria 118 anos (21) Maconaria 118 anos (107) Maconaria 118 anos (152)A Loja Maçônica União de Manhuaçu comemorou nesta segunda-feira, 01/02, os 118 anos de fundação. A cerimônia festiva foi realizada no Salão da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e recebeu a presença do Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil Eduardo Rezende e maçons de várias cidades da região.

Durante a sessão pública de comemoração do aniversário de fundação, a mesa principal foi dirigida pelo Venerável Mestre José Geraldo Moreira, acompanhado do Grão Mestre Eduardo Teixeira de Rezende, do Grão Mestre do GOB-MG da gestão anterior Amintas Xavier, o representante da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil – Deputado Federal Michel Ângelo e o vice-presidente da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa do Grande Oriente do Brasil – Deputado Estadual Renato Cezar Von Randow e a diretoria da loja.

O Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Alex Barbosa de Matos, o Comandante do 11º Batalhão Tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, o Delegado Regional de Polícia Civil Dr. Carlos Roberto, o Provedor do Hospital César Leite Sebastião Onofre Carvalho e dirigentes de entidades parceiras também estiveram presentes.

Pronunciamento

O Grão Mestre do GOB-MG Eduardo Teixeira de Rezende prestigiou o evento e apresentou uma palestra sobre a trajetória da Maçonaria e o papel da Loja Maçônica União de Manhuaçu na difusão dos trabalhos maçônicos na região.

Ele também apresentou o projeto criado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de MInas Gerais chamado Escola de Política Cidadã. “Nosso objetivo será formar multiplicadores para apresentar nas escolas e associações da sociedade civil, vídeos, textos, simpósios, oficinas que estimulem o debate e o envolvimento do cidadão no acompanhamento e controle dos agentes do Estado. A nossa omissão, como cidadãos, tem sido a responsável direta por tudo que está passando nosso país. É muito fácil nos acomodarmos na crença que apenas se trata de desvio de conduta de algumas pessoas ou partidos políticos. Quando assumirmos que não se trata de um problema dos outros, mas sim de uma crônica falta de envolvimento cidadão, estaremos dando o primeiro passo rumo a construção de uma grande nação”, adiantou.

Eduardo Teixeira contou que está escola será itinerante e usaráasLojas Maçônicas para convidar a população e entidades e o judiciário de cada comarca para participar dos debates e levá-los nas escolas.

Homenagens

A segunda parte da cerimônia foi dedicada a homenagear aquelas entidades que não medem esforços na busca continua do bem estar da humanidade e que se destacaram pelo excelentes trabalhos prestados à comunidade de Manhuaçu e região.

Foram homenageados o Hospital Cesar Leite, Rotary Clube de Manhuaçu, 11º Batalhao Policia Militar, Polícia Civil, Comunidade Terapêutica Santa Mãe da Divina Providência, Asilo São Vicente de Paulo, APAE de Manhuaçu, Núcleo do Câncer, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Caparaó (ADESC), Senac  Unidade Manhuaçu e a Emater Regional Manhuacu.

Representando um reconhecimento a toda a Maçonaria regional, foi entregue também um troféu a José Guilherme Simão de Souza como o Maçom maior tempo de atividade de Manhuaçu.

Em sua mensagem aos presentes, o Venerável José Geraldo Moreira agradeceu a presença de todos na data de festiva. “Rogamos ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, que nos ilumine sempre, e continue dando-nos forças e equilíbrio, para continuarmos nesta luta, para o bem da família, da sociedade. Por essa loja, passaram grandes homens que mudaram a historia de Manhuacu por seus feitos”.

História

A Loja Maçônica União de Manhuaçu foi fundada em 1º de Fevereiro de 1898 pelos maçons José Teixeira Braga, membro da Loja União Cosmopolita, de Ponte Nova e pelo Capitão Francisco Ferreira de Andrade, membro da Loja Atalaia do Norte, de Diamantina.

Eles chegaram à cidade, expuseram os objetivos da Maçonaria e convidaram os primeiros membros: Coronel Frederico Antônio Dolabela; advogado Manoel Cardoso De Siqueira Pina; engenheiro Terzíli Leoni;Marcos Stellardi;João Guerrini; farmacêutico Leopoldo Gama; funcionário público Gustavo De Sylos; jornalista Nicolau Brandão;Tenente Ludgero Cecesano De Paiva;Capitão José Basílio Nogueira;Tenente-Coronel José Bento Barbosa;Promotor de Justiça Antônio Wellerson; agricultor Augusto Abílio Pinto Machado; e o comerciante Evaristo Cardoso Pina.

Assim, logo que fundada, a Loja União de Manhuaçu engajou-se nos movimentos sociais e políticos do município. De início fundou o jornal “O Independente”, criou uma biblioteca pública e passou a trabalhar em favor das reivindicações sociais de Manhuaçu.Logo no início do século, trouxe de Leopoldina um maestro e um professor, que fundaram a primeira corporação musical e o primeiro estabelecimento de ensino de 2º grau, o Instituto de Educação, mais Instituto Ginasial e Comercial de Manhuaçu.

Atuou diretamente na fundação de outro educandário: a Escola Normal Oficial, que funcionou no antigo prédio da maçonaria, gratuitamente, durante 42 anos.

Sob a liderança do médico e venerável João César Leite, a Loja União de Manhuaçu deu início à construção do Hospital César Leite e criação do Posto de Puericultura.

Da mesma forma, inúmeros maçons conduziram a partir de ações na Loja Maçônica União de Manhuaçu os trabalhos para fundação e construção da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), erguendo todo esse espaço em que estamos nesta noite.

Em todos os momentos históricos e políticos mais importantes a Loja Maçônica União de Manhuaçu se fez presente, apoiando a Justiça ou combatendo as maldades.

Participação

Participaram membros das Lojas Maçônicas Agostinho de Souza Lima – Durandé; Arte e Virtude – Lajinha; Tríplice Aliança – Manhuaçu; Fraternidade Caianense – Caiana; Fraternidade Regional 33 – Manhuaçu; Liberdade e Fraternidade III – Conceição de Ipanema; Libertas Quae Será Tamem – Ipanema; PropterHumanitatem – Manhumirim; Renascimento e Justiça – Manhuaçu; Renuncia e Pureza – Alto Jequitibá; São João do Manhuaçu; Verdadeira Caridade – Carangola; União Liberdade e Justiça – Manhuaçu; Paz e Liberdade – Matipó; Caratinga Livre; União de Simonésia; Delta Filhos de Luz e Virtude – Iúna, Templários do Caparaó – Ibatiba, Fênix – Iúna, Fraternidade, Prudência e Luz – Espera Feliz, Confidentes do Vale de Ponte Nova e Fraternidade e Virtude – Tombos.

Carlos Henrique Cruz

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *