Vasco: Força Jovem ficará três anos proibida de ir ao estádio

torcedores-de-atletico-paranaense-e-vasco-entram-em-confronto-1386532243085_300x200O Ministério Público do Rio de Janeiro ingressou com ação civil pública pedindo suspensão de três anos à torcida Força Jovem, principal organizada do Vasco, após a briga generalizada na Arena Joinville, em dezembro do ano passado, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Outros confrontos da torcida também são citados no inquérito como justificativa ao pedido de proibição do grupo.

O processo movido pelo promotor Paulo José Andrade de Araújo Sally no dia 17 de dezembro tem a primeira audiência marcada para a próxima sexta-feira, um dia antes da estreia do clube Cruzmaltino no Campeonato Carioca. A informação foi divulgada pela primeira vez no jornal Extra.

Uma primeira liminar suspendendo a Força Jovem foi negada pela 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na decisão do magistrado, ele ressaltou que o período sem jogos tornava desnecessária a proibição da torcida, uma vez que não havia evento esportivo. O promotor Paulo José Andrade argumenta que a Força Jovem tem histórico de brigas em estádios e que a audiência foi marcada de maneira tardia.

“É pelo histórico violento. Tivemos a briga com a torcida do Corinthians em Brasília, no estádio Mané Garrincha, a morte de um torcedor do Flamengo no início do ano. São quatro volumes de inquérito com fatos que reforçam a necessidade de suspender a Força Jovem”, disse Andrade, que completou.

“O Campeonato Carioca começa um dia após a audiência. Se tivermos decisão favorável, o período para informar os torcedores e o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) será muito curto”.

O presidente da Força Jovem, Bruno Pereira Ribeiro, o Bruno Fat, de 32 anos, foi preso no dia 3 deste mês na operação ‘Cartão Vermelho’. Ao todo foram 31 denunciados e mais de 20 torcedores já foram detidos. Leone Mendes da Silva, 23 anos, Jonathan Santos, 29, e Arthur Barcelos de Lima Ferreira, 26, já haviam sido presos logo após o episódio de violência, ainda em Santa Catarina.

Todos os presos respondem por dano ao patrimônio público, incitação à violência e associação criminosa. Alguns também serão acusados por tentativa de homicídio. Os brigões foram identificados por meio de fotos e imagens de TV durante o confronto. A polícia confirmou que os feridos, caso do jovem William Batista, também serão indiciados e responsabilizados pelos seus atos na Arena Joinville.

Fonte: www.uol.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *