Manhuaçu: Veja como foi a reunião de junho do Conselho de Saúde

comissão eleitoral nova-mesa-diretora plenaria-cmsNa reunião da quarta-feira, 15/06, os conselheiros de saúde elegeram os integrantes da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Manhuaçu. Antes da votação foi composta a comissão eleitoral formada pelas conselheiras Maria Imaculada Dutra, Ana Lígia de Assis e Luciana das Graças. Em seguida os conselheiros se dividiram em grupos de representatividades para definição dos possíveis candidatos.

O conselheiro Vergílio Nascimento da Costa é o novo presidente do CMS para o período junho-dezembro/2016. Também compõem a mesa diretora os conselheiros Milton Filgueiras (vice-presidente), Raimundo Ferreira Lopes (1º secretário), Paulo César de Oliveira (2º secretário), Fernando Rocha de Jesus (relações públicas) e José Rafael de Oliveira Filho (diretor de organização). A mesa foi empossada logo após a eleição.

Plano de ação

Conselheiros tomaram ciência que o município receberá recursos para serem investidos na promoção da saúde a ser desenvolvida pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Conforme o conselheiro Fernando Rocha de Jesus, responsável pela explanação sobre o Plano, o objetivo é dar continuidade ao que já está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), buscando seu aprimoramento, além da abertura de novas ações que abranjam a atenção primária em saúde.

Além de investir na melhoria dos serviços oferecidos aos usuários do SUS, também é meta investir em ações que promovam os cuidados com a saúde dos trabalhadores da área de saúde.

Os conselheiros receberam o texto do Plano de ação com antecedência para estudo e análise e assim puderem tirar suas dúvidas e apresentar sugestões. Depois de uma explanação objetiva o Plano foi aprovado, e após algumas correções necessárias, o mesmo será encaminhado à  Gerência Regional de Saúde (GRS) para liberação dos recursos.

Apuração de denúncia

A conselheira Maria Imaculada Dutra disse que recentemente foi demitido da Secretaria Municipal de Saúde o diretor administrativo Pedro Paulo Ribeiro, alvo de denúncias apresentadas e arquivadas pelo CMS. O denunciante questionava possíveis problemas do diretor quando fora  funcionário concursado nos Correios, onde nada foi provado.  A conselheira disse ainda que a demissão do diretor foi uma injustiça da Prefeitura de Manhuaçu.  Ela ainda reforçou a idoneidade com a qual Pedro Paulo Ribeiro conduziu a presidência do CMS no passado. A conselheira tornou pública sua insatisfação e pediu que o conselho se manifeste  sobre o assunto. Continuando a conselheira manifestou ainda sobre sua insatisfação com o atual Secretário Municipal de Saúde, que segundo a mesma não tem desempenhado satisfatoriamente as suas funções, e que o Prefeito também tem demonstrado falta de interesse para resolução das demandas da saúde. A Comissão de Avaliação e Fiscalização do Conselho estará acompanhando a situação quanto a demissão de Pedro Paulo.

Prescrição de medicamento

O conselheiro Jadir Nunes pediu esclarecimentos sobre a possibilidade de prescrição de medicamentos pelas enfermeiras das unidades de saúde, tendo em vista a grande demanda de pessoas que buscam atendimento todo dia. Tão logo terminou a explanação, o conselheiro e médico Dr. Everton esclareceu que o único profissional competente para tal é o médico.

Jadir pediu ainda que seja encaminhado pedido às polícias de Manhuaçu, solicitando ações de fiscalização no aeroporto de Santo Amaro de Minas, onde descem aviões quase que diariamente. A preocupação do conselheiro é com o aumento do tráfico de drogas na região. O presidente do CMS, Vergílio Nascimento da Costa, disse que ofícios a respeito serão encaminhados ao Sr. Comandante do Batalhão e ao Sr. Delegado Regional de Polícia Cicil.

Unidade de saúde São Vicente

O conselheiro Milton Filgueiras, eleito vice-presidente do CMS, informou aos conselheiros que a prefeitura de Manhuaçu iniciará a construção da unidade de saúde do bairro São Vicente com a aplicação de recursos próprios do município. O conselheiro destacou seu empenho para que esta obra se tornasse realidade. O assunto gerou insatisfação por parte dos demais conselheiros, tendo em vista que a construção vai ser iniciada sem ter sido apresentada para aprovação do CMS, o que é uma exigência. A prefeitura será questionada, uma vez que não foi cumprida a legislação. O Conselho Municipal de Saúde deixa claro que não é contra qualquer tipo de melhoria para as comunidades, no entanto, esclarece que mediante demanda anterior através de estudo de prioridades para outras comunidades, apresentado pela própria Secretaria Municipal de Saúde e aprovado pelo Conselho ainda não foi atendida, o que demonstra um total desrespeito aos membros do referido Conselho, que foi ignorado no seu papel de representante da sociedade.

Eleições 2016

O CMS começa a organizar junto aos COUS (Conselhos de Unidades de Saúde) reuniões em que seus membros deverão formular perguntas para serem apresentadas ao Conselho para o desenvolvimento de um evento onde os candidatos à prefeitura de Manhuaçu apresentem suas propostas para as demandas da saúde. Aproveitando ainda o Conselho irá formular uma proposta para ser inserida no plano de governo dos candidatos na qual constará  as questões prioritárias da saúde.

Luiz Nascimento

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *