OAB Manhuaçu cria ouvidoria de proteção e defesa animal

FOTONa tarde desta terça-feira (31), o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, criou a ouvidoria de proteção e defesa animal da OAB Manhuaçu. Na mesma ocasião, ele nomeou a advogada Isabelle Villefort Carneiro (foto) para exercer as funções de ouvidora.

De acordo com o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, “amor e cuidado são dois sentimentos que não dizem respeito apenas aos seres humanos. Os animais também merecem um tratamento digno. A saúde e o bem-estar deles não devem ser tratados apenas como fatores que interferem na saúde humana, mas também como uma maneira de retribuir o carinho e a alegria que nos proporcionam. Afinal, os animais também sofrem e sentem dores. Para combater os casos de abandono, abusos e maus tratos contra animais, existe a Lei 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. No entanto, lamentavelmente, a legislação não impede a prática de atos de extrema violência contra animais abandonados, em especial. Por isso, a ouvidoria de proteção e defesa animal de nossa Subseção será um canal direto de interlocução entre a sociedade civil e o poder público, visando a cobrança e defesa de políticas públicas voltadas à causa animal. Para que isso se concretize, queremos contar com o apoio integral de toda população para que nos encaminhe as denúncias de abusos, maus tratos e abandono de animais, para que as providências sejam adotadas, nos termos da lei”, frisou.

Ao final, Alex Barbosa de Matos destacou que “acreditamos no trabalho da advogada Isabelle Villefort Carneiro e sua escolha se deu pela dedicação e luta incansável em defesa dos animais. Com absoluta certeza, ela desenvolverá um brilhante trabalho na ouvidoria e contará com o nosso irrestrito apoio para o exercício de suas funções”.

Segundo a ouvidora de proteção e defesa animal da OAB Manhuaçu, Isabelle Villefort Carneiro “é com muita honra e satisfação que recebi e aceitei o convite do nosso presidente Alex Barbosa de Matos para coordenar a ouvidoria de proteção e defesa animal da OAB Manhuaçu. A iniciativa demonstra a sensibilidade e o cuidado que a diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG têm com esta bandeira tão importante para a sociedade. É, sem dúvida, um avanço para a nossa causa animal, pois poucas cidades de Minas Gerais contam com um apoio tão importante da OAB. Espero colaborar para que a sociedade enxergue que animais são seres sencientes e como todo ser vivo, necessitam e merecem os devidos cuidados. A luta será por todo e qualquer animal, justamente porque todos tem direito à uma vida digna e à proteção do homem. Os animais não podem requerer seus direitos, por isso, a diretoria de nossa Subseção, em conjunto com esta Ouvidoria, serão as vozes daqueles que não falam e não tem vez”, concluiu.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *