“Chame a Frida” é regulamentado para a PC de Estado de Minas

Hoje, o Diário Oficial de Minas Gerais traz uma novidade para a segurança pública em nosso Estado. A RESOLUÇÃO Nº 8.283, datada de 20 de março de 2024, institui oficialmente o Projeto “Chame a FRIDA” no âmbito da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG). Além disso, a RESOLUÇÃO Nº 8.282 cria o Programa Dialogar, também sob a égide da PCMG, com vistas a expandir suas atividades.

Origens e Propósito do Projeto

O “Chame a FRIDA” teve seu embrião na Delegacia de Proteção à Mulher de Manhuaçu. Desde então, sua trajetória tem sido marcada por conquistas e reconhecimento. Hoje, sua institucionalização como um programa essencial para a segurança e bem-estar das mulheres em Minas Gerais demonstra a importância de ideias inovadoras serem postas em práticas.

Premiações e Reconhecimento

A dedicação incansável da equipe do “Chame a FRIDA” em Manhuaçu foi coroada com diversas premiações e honrarias:

Finalista do Prêmio Viva 2020: Reconhecimento nacional na categoria “Justiça e Segurança”, concedido pela revista “Marie Claire” e pelo “Instituto Avon”1.

1° lugar no Prêmio Inova 2020: O governo de Minas Gerais reconheceu a inovação e eficácia do projeto.

1º Prêmio “Innovare”: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros órgãos da justiça também aplaudiram o trabalho do “Chame a FRIDA”.

Prêmio Espírito Público (categoria Segurança Pública): Um testemunho da dedicação e compromisso da equipe.

Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos (Amaerj): Reconhecimento pela promoção dos direitos fundamentais.

Prêmio Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública: O projeto se destacou por suas abordagens criativas.

1º lugar na Escola Nacional de Administração Pública (Enap): Uma honra merecida pela excelência em gestão.

Prêmio Internacional Alemão “The Creative Bureaucracy Festival”: O reconhecimento ultrapassou fronteiras.

Prêmio Empreendedorismo Feminino na Segurança Pública (Associação dos Oficiais da Polícia Militar): O “Chame a FRIDA” inspira e empodera.

Compromisso com a Segurança e a Igualdade

O “Chame a FRIDA” não é apenas um programa; é um símbolo de esperança e mudança. A Polícia Civil de Minas Gerais reafirma seu compromisso com a segurança das mulheres e a luta contra a violência de gênero. Que a FRIDA continue a iluminar nosso caminho, fortalecendo os laços entre a instituição e a comunidade que serve.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *