Infestação do mosquito Aedes preocupa em Manhuaçu. Aumento de 650%

O último LIRAa (Levantamentos Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2023 trouxe um resultado nada agradável. Após apresentar um índice de 0,4% em agosto de 2023, o levantamento realizado este mês ficou na casa dos 2,6%, tendo um aumento de 650%.

O valor está acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e representa alto risco para possíveis epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya em Manhuaçu. “O aumento é meio que esperado, por conta das pancadas de chuvas que caíram no município em decorrência da estação. Mas a população deve fazer a sua parte e não deixar água parada”, destaca Leonardo Mota de Sales, novo Coordenador da Vigilância Ambiental.

Todas as regiões da cidade onde o levantamento foi realizado, tiveram grande aumento de infestação. “Nesse levantamento não temos como dizer qual localidade apresentou um índice menor. Nossos agentes encontraram muitos focos principalmente dentro das casas das pessoas, nos vasos de plantas, recipientes de degelo de geladeiras e bebedouros. Também foram encontrados focos em lajes, vasos sanitários, caixas de descarga, lixo, tambores e cisternas usados para armazenar água, pneus, caixas d’água, além de depósitos naturais, como árvores e bromélias”, explica Leonardo.

A população deve ficar atenta, pois por conta do calor, das pancadas de chuvas ou até mesmo ao lavar um quintal e regar plantas, a pessoa pode estar colaborando para fazer com que o Aedes aegypti se procrie. “Os ovos do mosquito são resistentes e podem durar até um ano sem eclodir, mas basta o contato com água que, em poucos minutos, o mosquito nasce. Por isso é necessário que a pessoa tire pelo menos 15 minutos por semana para realizar a limpeza destes locais e eliminar os criadouros do mosquito”, enfatiza o coordenador.

Ainda segundo Leonardo, a Vigilância Ambiental fará ações educativas em escolas infantis do município. “Estamos realizando uma parceria com as escolas infantis do município, para que essas crianças sejam os agentes multiplicadores no combate ao mosquito. O projeto piloto irá acontecer já neste final de ano na Escola Municipal da Petrina e na Escola Municipal Prof. Iolanda Lopes Mol. As crianças conseguiram implantar em nossa cidade a cultura do respeito da faixa de pedestre. Quem sabe essas crianças também não consigam implementar essa cultura de prevenção”, finaliza.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *