Estátua “monumento do café” rompe braço direito

monumento-cafe monumento-cafe2
<
>

Considerado como cartão postal de Manhuaçu, o monumento do cafeicultor foi castigado pelo tempo e, na última semana o braço do lado direito rompeu. O monumento, considerado patrimônio cultural e histórico de Manhuaçu fica no trevo da entrada da cidade, sendo uma grande atração turística para quem passa pela BR 262 e, até mesmo para as pessoas que aqui residem.

O monumento foi inaugurado em 2004, como símbolo para homenagear o homem do campo e a região, que vive da cafeicultura. Com oito metros de altura, o monumento chama a atenção, sendo considerado o principal catão postal de Manhuaçu. Muitas pessoas fixam o olhar na única pose, que aquela estátua ostenta e pensam em seu simbolismo.

Mas, desde a última quarta- feira, 31, a imagem do braço rompido atrai o olhar das pessoas, que tentam entender o que aconteceu. É possível observar que, a mão esquerda também está danificada. Até a peneira, que ficava à altura do rosto do monumento (cafeicultor) está numa posição diferente. Com isso, também foi percebido que pessoas passam ou aglomeram no local, jogam pedras e outros objetos na peneira, que simboliza a ferramenta usada na colheita de café.

A reportagem fez contato com o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio, Artístico e Cultural, Fabrício Santos. Ele informou que foi feita a coleta do material que caiu, isolamento do local a fim de evitar que pessoas fiquem transitando e venham causar mais danos. O setor de engenharia da Prefeitura já fez um laudo técnico e, nesta terça-feira (5) será encaminhado ao Departamento Jurídico, Boletim de Ocorrência (laudo), juntamente com a documentação elaborada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Moradores das adjacências informaram que, já estavam percebendo algo diferente no monumento, ou seja, o rompimento do braço do “Homem da Peneira” que, a princípio teria sido algo provocado pelo tempo.

Eduardo Satil / Cidade Total

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *