João Magalhães será líder do governo de Romeu Zema na Assembleia Legislativa

O deputado estadual João Magalhães, do MDB, será o novo líder do governo de Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A decisão já está tomada e, segundo apurou a Rádio Itatiaia, o ofício de Zema comunicando a escolha do emedebista será enviado ao Parlamento nesta quinta-feira (3/08).

Magalhães vai substituir o ex-deputado estadual Gustavo Valadares, do PMN. Valadares deixou o posto em julho, para assumir a Secretaria de Estado de Governo.

Presidente da Comissão de Administração Pública, Magalhães será, como líder de governo, uma espécie de “ponte” entre a gestão Zema e o poder Legislativo. Cabe ao líder de governo, por exemplo, encabeçar as articulações políticas para a aprovação de projetos de interesse do governo estadual.

Boa relação com presidente da ALMG é trunfo

João Magalhães era o favorito para assumir a liderança de governo. Uma parte da base aliada ao Palácio Tiradentes, porém, chegou a defender um nome “raiz”, que estivesse na coalizão pró-Zema desde o início da administração.

Magalhães é correligionário do presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite. Ele, aliás, é chamado de “padrinho” por Leite. O emedebista está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Antes, foi seis vezes eleito para a Câmara dos Deputados.

Trata-se do quinto nome a ocupar a liderança de governo desde a primeira posse de Zema, em 2019. O primeiro líder foi Luiz Humberto Carneiro (PSDB), que em 2021 foi vítima da Covid-19. Depois do tucano, passaram pelo posto Raul Belém (Cidadania), Roberto Andrade (Patriota) e Gustavo Valadares.

Na Assembleia, os outros líderes pró-Zema são Cássio Soares (PSD), que encabeça o bloco de governo, e Carlos Henrique (Republicanos), líder da Maioria.

Pedro Augusto Figueiredo / Itatiaia

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *