Seminário pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial é realizado em Manhuaçu

antimanicomial1 antimanicomial2 antimanicomial3 antimanicomial4
<
>

Na tarde desta terça-feira (17/05), a coordenação municipal de saúde mental, juntamente com o CAPS II, CAPS AD e CAPSi realizaram um seminário, no anfiteatro da Câmara Municipal, em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial. O seminário teve como tema “Plantando a esperança, reflorestando o amanhã: pessoas são para dar frutos doces e tantans”.

O evento que contou com a participação dos usuários, familiares, servidores e estudantes, também foi o momento onde cada um dos três Centros de Atenção Psicossocial de Manhuaçu, puderam expressar de forma didática como atuam e lidam com seus usuários.

A coordenadora municipal de saúde mental, Luciane Guimarães Pascini Nunes, ressalta a importância da data, comemorada no dia 18 de maio e o papel dela dentro do SUS. “Esse dia marca a reforma psiquiátrica no Brasil e a gente quer mobilizar a nossa comunidade, a sociedade de Manhuaçu, para a questão do transtorno mental ter um tratamento integral. Colocar esses pacientes dentro dessas possibilidades, na educação, na cultura, no lazer, convivendo conosco como iguais. A luta antimanicomial, ela briga pela questão da igualdade, da humanidade e da integralidade, que também são princípios do SUS. O SUS apoia totalmente a questão da luta antimanicomial e a gente quer levantar em Manhuaçu essa bandeira também, de como é importante tratar o sofrimento psíquico fora dos manicômios, junto de todos nós”.

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *