Plano de alerta para inundações em Manhuaçu é apresentado

planoenchentes planoenchentes2
<
>

A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município, está reformulando o sistema de alerta para inundações. Nesta quinta-feira (23), no salão da Paço Municipal, o Plano De Alerta De Risco de Inundações foi apresentado pelo Prof. Ruibran do Reis, a autoridades, integrantes do Plano Municipal de Contingência das enchentes de Manhuaçu (PLANCON) e membros da sociedade civil.

O objetivo do plano é dar mecanismos a Defesa Civil e a administração municipal para a tomada de decisões quanto a enchentes em Manhuaçu, evitando assim grandes perdas. “Infelizmente não tem como evitar inundações, nem com obras grandes, não existe forma nenhuma de você evitar, mas você pode minimizar esses impactos. Nós calibramos um modelo que chamamos de chuva vazão ou de nível vazão, que dado determinados níveis do rio Manhuaçu, a previsão, nós criamos cenários, então com isso nós já sabemos com antecedência que ruas vão ser inundadas, se a água vai chegar até determinada ponte, alterar a questão do fluxo de carro na cidade”, explica professor Ruibran.

A reformulação desse sistema de alerta está sendo feito por etapas, que já contou a instalação de câmeras que monitoram 24 horas por dia os rios São Luiz e Manhuaçu, cuja as imagens estão disponíveis no site da Prefeitura, e tem como objetivo prestar informações à população sobre o nível dos cursos d’água durante as cheias.

“É um avanço, pois nós estamos disponibilizando para a população mecanismos de prevenção de enchentes e deslizamentos. Manhuaçu é uma cidade historicamente afetada pelas chuvas, pelas variações climáticas e há muito tempo a gente tem uma demanda para investimento na área. A atual gestão teve essa sensibilidade e nós instalamos réguas que poderão ser acessadas do próprio domicílio pelo site da prefeitura, a população poderá conferir de casa a subida do nível das águas do rio Manhuaçu. Teremos ainda posteriormente a instalação de sirenes no município para mitigarmos os efeitos da chuva”, detalha Maria Tereza Nacif, coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu.

A população pode conferir as câmeras de monitoramento dos rios no site da Prefeitura de Manhuaçu no endereço www.manhuacu.mg.gov.br

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *