Manhuaçu terá laboratório referência em biologia molecular

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas, da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, foi habilitado a realizar exames de biologia molecular, como os da Covid-19, dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Na última quinta-feira (09/02), ocorreu uma reunião entre a equipe da Secretaria de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, para dar início ao plano de ação de implantação, previsto para julho deste ano.

A unidade será responsável por atender as microrregiões de Manhuaçu e Carangola, e trará mais agilidade para os resultados. “O usuário terá o resultado do seu exame em 72 horas, o que hoje pode demorar uma semana ou mais, já que todos estes exames são realizados na Funed em Belo Horizonte. Além da economia, já que não será mais necessário o envio de amostras para a capital”, conta Samira Namen Cruz, coordenadora do laboratório.

A secretária de saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, destaca que as tratativas vêm acontecendo há algum tempo. “É uma alegria imensa poder dar essa notícia, pois nós estamos trabalhando nessa conquista há alguns meses, para que a nossa população, o nosso usuário, tenha mais agilidade nos resultados de exames da Covid-19, da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Além disso, até o momento somos a única prefeitura que está sendo habilitada, o que é um orgulho para toda equipe do Laboratório e desta gestão, pelo reconhecimento da qualidade do nosso serviço, pois este tipo de laboratório só existe em universidades e institutos de pesquisa. O município e a população ganha”.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *