Manhuaçu: OAB entrega carteiras a novos advogados e estagiários

oab-carteiras-advogados-estagiariosoab-carteiras-advogados-estagiarios-2Na quinta-feira, 15/05, o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, entregou carteiras aos novos advogados e estagiários que passaram a integrar o quadro de inscritos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais. O advogado e vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Joel Gomes Moreira Filho, foi o paraninfo da noite. A solenidade aconteceu na AABB de Manhuaçu.

Além do presidente da OAB Manhuaçu, participaram da mesa de cerimônia, a secretária-geral adjunta da Subseção, Regiane Rezende Lima; o advogado e vereador de BH, Joel Gomes Moreira Filho; o conselheiro seccional da OAB/MG, Fauze Gazel Júnior; a vice-presidente da comissão da Mulher Advogada, Alcione Rodrigues da Fonseca; o presidente da comissão do Jovem Advogado, Matheus Satler Xavier da Gama; o vice-presidente da comissão de direito do trabalho, Marco Antônio Lopes e os advogados Rui Miguel de Oliveira e Tyara Saores de Oliveira.

O evento foi prestigiado por advogados, acadêmicos de direito, familiares e amigos. Os novos advogados e estagiários prestaram compromisso, na forma legal, que foi lido pela advogada Gina Carla Tavares Colombo. O advogado Hélio José dos Santos Júnior foi o orador da solenidade. Durante a cerimônia, foi exibido institucional contando a história de lutas e conquistas da Ordem dos Advogados do Brasil nos seus quase 84 anos de existência.

Segundo a advogada Gina Carla Tavares Colombo, “estou muito satisfeita e feliz em poder participar desta linda solenidade de entrega de carteiras, inclusive sendo a leitora do compromisso dos advogados. A partir de agora, temos responsabilidade ainda maior com a sociedade e a justiça. Agradeço a Deus por ter essa oportunidade de levar dignidade às pessoas perante seus direitos. A expectativa para início dos trabalhos é enorme. Espero corresponder com os anseios da sociedade e realmente fazer valer os direitos de cada cidadão”, comentou.

Para o advogado Hélio José dos Santos Júnior, orador da noite, “quando fui afrente dos meus companheiros, representando-os como orador da turma, lembrei de toda a minha trajetória para chegar até aqui. As dificuldades que passei e as noites mal dormidas para poder estudar. Depois de tudo, o que posso dizer é que estou muito feliz com esta conquista, esta vitória. Tenho certeza de que este é só o início de uma brilhante caminhada que todos nós teremos. A partir de agora vamos arregaçar as mangas, trabalhar e estudar muito, pois a nossa profissão exige isso”, destacou.

Para o advogado Ayres Werner Lopes, “com a carteira da OAB na mão, a expectativa é de muito trabalho daqui pra frente. Foram anos e anos batalhando debruçado em cima de livros, varando madrugadas sem dormir para poder estudar. E essa é só mais uma etapa, pois sei que a partir de agora vamos estudar ainda mais e ter devoção extrema ao serviço e à carreira da advocacia que é brilhante e bonita. Farei de tudo para suprir as expectativas dos familiares, da profissão e da sociedade. É um prazer participar de uma classe tão importante na construção da democracia brasileira”, ressaltou.

O advogado Anízio Gomes de Souza revelou a sua alegria com a prestigiada solenidade. “participar desta solenidade tão bonita como esta é motivo de muita alegria. Passei recentemente por isso e sei o quanto é gratificante receber esta carteira. A advocacia é para aqueles que têm o dom e gostam da arte de advogar. Não basta ter a carteira ou conhecer das leis, tem que ser advogado de verdade. Isso supera o próprio limite da instituição, a OAB. Desejo sucesso a todos os novos companheiros. Força, perseverança e coragem para esses jovens, pois não é fácil. Precisamos matar um leão por dia”, ponderou.

Autoridades

O paraninfo da turma, Joel Gomes Moreira Filho destacou a oportunidade e os desafios que os advogados terão pela frente, devendo sempre agir com força, coragem, ética e persistência. “Desejo a todos vocês sucesso e paz no decorrer da vida profissional. Não desistam nunca de seus ideais. Defendam com galhardia e brilhantismo a sociedade”, felicitou.

Parafraseando o poeta Guimarães Rosa, Joel Moreira Filho lembrou que “o correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria,  aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”, citou.

Ao final da solenidade, o paraninfo Joel Moreira Filho parabenizou o profícuo trabalho desenvolvido pela atual diretoria e conselho da OAB Manhuaçu e colocou-se à disposição para a defesa dos interesses da advocacia e da cidadania.

O presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, ressaltou em discurso que a solenidade de entrega de carteiras é sempre motivo de muita honra e satisfação para a Ordem. “Hoje, na verdade, é o fim de um ciclo. O acadêmico conhece a OAB enquanto estagiário, depois cola grau, passa pelo exame da Ordem, que é um filtro bastante seletivo, e o êxito no exame da Ordem dá o direito de estamos, aqui, comemorando com a família e amigos, o ingresso dos novos advogados”, pontuou.

“Desejo que todos nós, advogados, tenhamos sabedoria de olharmos para o futuro com otimismo, e que possamos fervorosamente, atuar para que as mudanças positivas se concretizem, que a voz da sociedade não se cale e que tenhamos força e coragem para atuarmos sempre na defesa dos direitos”, registrou Alex Barbosa.

O presidente da OAB Manhuaçu afirmou também “que a carteira que vocês receberam hoje é um passaporte para uma trajetória profissional abençoada e vitoriosa. Essa carteira é uma chave que abre as portas largas da cidadania. Portanto, adentrem a nossa Instituição pela porta da frente, e façam a diferença nos dias que virão. A casa é de todos vocês. O futuro da advocacia também. Que Deus abençoe todos nós para que possamos sempre fazer o melhor em favor de nossa classe e da sociedade”, frisou.

Ele também agradeceu ao paraninfo da solenidade pela noite especial que ele proporcionou ao grande público presente ao evento. “Quero agradecer, penhoradamente, ao amigo Joel Moreira Filho, grande guerreiro da advocacia, por ter aceitado o nosso convite e prestigiado esta noite tão especial para todos nós. Com certeza, você passa a integrar a vida de cada um dos advogados e estagiários que receberam as suas carteiras nessa noite. Também não posso deixar de registrar os meus agradecimentos ao nosso presidente Luís Cláudio Chaves que, juntamente com toda a sua diretoria e conselho seccional, têm implementado importantes medidas em favor da advocacia mineira”, finalizou.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *