Infestação por Aedes tem aumento de 381,3% em Vilanova

Assim como o primeiro LIRAa (Levantamentos Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2023 da sede do município, o mesmo levantamento realizado em Vilanova também trouxe um resultado nada agradável. Após apresentar um índice de 1,6% em outubro de 2022, o levantamento realizado este mês ficou na casa dos 7,7%, tendo um aumento de 381,3%, com relação a outubro. O valor está muito acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e representa alto risco para possíveis epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

Em comparação a janeiro de 2022, quando o índice chegou a 10,7%, houve uma queda de 28,04%. “Em Vilanova é feito o LIRAa separado da sede, por ser o distrito mais aglomerado que a gente tem fora da sede. Com um número de imóveis elevados, temos mais de 3 mil imóveis e uma concentração de população muito grande. Tivemos nos últimos anos alguns surtos de dengue no local, então temos que manter aquele local monitorado”, explica Emilce Estanislau Muniz, Coordenadora da Vigilância Ambiental.

No distrito os focos foram encontrados principalmente em depósitos móveis, como vasos de planta, bebedouros de animais e recipientes de degelo de refrigeradores. Os pneus e o descarte incorreto do lixo também são um grande problema. “Os focos em sua maioria são encontrados dentro das casas das pessoas. É necessário que a pessoa faça a sua parte, se dedicar pelo menos uma vez na semana em não deixar água parada. Pedimos que ao menor sinal dos sintomas, como febre, dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos, dores nas articulações e cansaço, procure uma unidade de saúde. O Aedes mata e quanto mais demorar a procurar um serviço de saúde, pior”, alerta a coordenadora. Também foram encontradas larvas do mosquito em depósitos fixos, como lajes, sanitários, caixas d’água, cisternas e tambores.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *