Mineiro começa no próximo sábado; América está na semifinal da Copinha SP

STJD libera início do Campeonato Mineiro, mas mantém Ipatinga suspenso

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu nesta terça-feira (17) pelo início do Campeonato Mineiro de 2023 na data prevista: sábado, 21 de janeiro. Contudo, o STJD mantém os jogos do Ipatinga suspensos até segunda ordem.

Nessa segunda-feira (16), o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJDMG) puniu o Ipatinga somente em cunho administrativo, sem sanções esportivas. O TJDMG reconheceu irregularidades relação trabalhista do Ipatinga com atletas, mas considerou eles disponíveis para atuar no Módulo II de 2022.

O Ipatinga foi punido em R$ 20 mil. Já Nicanor Pires, presidente do Tigre, foi suspenso do futebol por 540 dias – um ano e meio – e multado em R$ 10 mil.

Mesmo assim, o Ipatinga seguiu no Mineiro de 2023. Já o Betim, de acordo com a decisão do TJDMG, terá que disputar novamente o Módulo II de 2023 caso queira estar no Campeonato Mineiro em 2024.

“Vai começar o Campeonato Mineiro! O STJD publicou a decisão que autoriza o início do Campeonato, com exceção dos jogos do Ipatinga. As demais partidas estão mantidas”, publicou a Federação Mineira de Futebol (FMF) nas redes sociais, após a decisão do STJD.

O primeiro jogo do Mineiro de 2023 está agendado para 15h de sábado (21), quando o Athletic recebe o Tombense na Arena Unimed, em São João del-Rei, pela primeira rodada da fase de grupos. O Villa Nova será o primeiro prejudicado pela situação, já que enfrentaria o Ipatinga às 16h de domingo (22) em casa, no Alçapão do Bonfim, em Nova Lima. O embate não tem data para ocorrer, segundo decisão do STJD.

Jogos

21 de janeiro (sábado)

15h – Athletic x Tombense

16h30 – Atlético x Caldense

19h – Patrocinense x Cruzeiro

22 de janeiro (domingo)

16h – Villa Nova x Ipatinga – Partida suspensa pelo STJD

18h30 – Pouso Alegre x América

23 de janeiro (segunda-feira)

20h30 – Democrata-GV x Democrata-SL

Cruzeiro: Quem estará em campo na estreia do Mineiro

O goleiro Anderson sofreu uma fratura na primeira costela do lado direito durante os treinos da semana passada e está entregue aos cuidados do departamento médico. O tempo de recuperação não foi informado pelo clube mineiro.

Outro recém-contratado que ainda não está apto para jogar é William. O lateral-direito está em fase final de recuperação de uma grave lesão no joelho e não entra em campo há um ano e nove meses.

Por sua vez, o técnico Paulo Pezzolano contará com os demais reforços. Os zagueiros Neris e Reynaldo; o lateral-direito Igor Formiga; os volantes Wallisson, Ramiro e Fernando Henrique; o meia Mateus Vital; e os atacantes Matheus Davó, Nikão, Wesley e Rafael Bilu treinam normalmente.

Além deles, o treinador uruguaio terá à disposição 11 dos 14 remanescentes do título da Segundona: o goleiro Rafael Cabral; os zagueiros Eduardo Brock, Luís Felipe, e Lucas Oliveira; o lateral-direito Wesley Gasolina; o lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano; o volante Neto Moura; os meias João Paulo e Daniel Júnior; e os atacantes Bruno Rodrigues e Juan Christian.

O Cruzeiro também não terá o zagueiro Weverton, o lateral-esquerdo Kaiki e o atacante Stênio nos primeiros compromissos do Mineiro. Isso porque eles fazem parte do grupo convocado para representar a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul Americano, na Colômbia.

Os jogadores da Raposa ficarão à serviço da Seleção até 12 de fevereiro, caso o time consiga avançar à final.

Já Felipe Machado se recupera de uma cirurgia para correção de uma alteração no nível das membranas que recobrem o pulmão. Desde o fim do mês passado, o volante faz trabalhos à parte na Toca II.

Atlético rescinde contrato com Martínez

O contrato do volante Ramón Martínez com o Atlético foi rescindo nesta terça-feira (17/1), segundo publicação do Boletim Informativo Diário (BID).

No fim do ano passado, o Olimpia contratou o jogador paraguaio de 26 anos. Na negociação com o “Decano”, o Galo manteve 50% dos direitos econômicos do atleta.

O contrato de Martínez com o Galo tinha validade apenas até a metade de 2023. Desta forma, no fim deste ano, o jogador já poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe.

A transferência do volante ao Olimpia finda uma sequência de empréstimos em sua carreira. Após realizar apenas 14 jogos pelo Atlético, Martínez foi emprestado a Coritiba, Libertad (Paraguai) e, por último, em 2022, ao Novorizontino.

América acerta pré-contrato com o goleiro Mateus Pasinato

O América acertou um pré-contrato com o goleiro brasileiro Mateus Pasinato, do Moreirense, clube da Segunda Divisão de Portugal. A diretoria do Coelho tenta antecipar a chegada do jogador de 30 anos, mas até o momento ele integrará o elenco do Coelho apenas em julho.

Pasinato é reserva no clube europeu e terá o mesmo status no América, que tem Matheus Cavichioli como titular absoluto no gol.

Mateus iniciou a carreira no Desportivo Brasil-SP, em 2011.

Copinha

O América-MG está nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta terça-feira, com um gol de pênalti a la Loco Abreu, Adyson garantiu a vitória por 1 a 0, em Barueri.

O América repete o bom desempenho de 2022, quando foi semifinalista e foi eliminado pelo Santos. Agora, o time mineiro chega entre os oito melhores da competição.

Informações Superesportes

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *