Cadastro Escolar 2023 das redes municipal e estadual de ensino começa nesta quarta-feira (09)

Começa nesta quarta-feira (09) e vai até o dia 30 de novembro o Cadastro Escolar 2023 das redes de ensino municipal e estadual. Os pais, responsáveis ou o próprio aluno deve fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), desenvolvido pela SEE/MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) e adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu.

Os candidatos/alunos que desejam se matricular em vagas no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, para ingressar na Rede Pública de Ensino em 2023, podem acessar o site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e se cadastrar. O cadastro é unificado e valerá tanto para as escolas municipais, quanto para as escolas estaduais.

Quem deve se inscrever

Deverão se inscrever no Sucem as crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental; e estudantes dos demais anos de escolaridade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino. Os alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola por motivo da não oferta de continuidade ou que venham a mudar de endereço, também devem realizar o cadastro no Sucem.

Aqueles que pretendem retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Também é público do Sucem os alunos que perderam o prazo de renovação da matrícula para o ano de 2023 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual.

Mas atenção, o cadastro não é matrícula, no período de matrícula deverão comparecer à escola na qual o aluno foi encaminhado e efetuar a matrícula levando a documentação exigida. O candidato/aluno que não realizar a inscrição no prazo de cadastramento estabelecido, não será encaminhado para a matrícula em escolas públicas, devendo fazer a inscrição para o processo das vagas remanescentes.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *