Manhuaçu: Câmara municipal inaugura novo sistema de votação digital

Painel formado por 16 monitores trará maior transparência e facilitará o acompanhamento das reuniões, tanto presencialmente como pela internet

A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Manhuaçu, realizada na quinta-feira (04/08), marcou a inauguração do painel de votação digital da casa. Composto por 16 monitores de TV LCD de 40 polegadas cada, o video wall, como é conhecido, a partir de agora trará maior transparência às reuniões e facilitará o acompanhamento das sessões por quem estiver presente no plenário. A tela também irá melhorar a visualização das reuniões para quem for assistir as transmissões pelo YouTube ou pela página da câmara no Facebook.

Paralelamente à aquisição do painel digital, a câmara equipou o plenário recentemente com 17 notebooks para formar o sistema de votação eletrônico da casa. Todo o sistema foi orçado em aproximadamente R$ 409 mil, o que inclui o fornecimento e instalação dos equipamentos.

De agora em diante, todo o processo de votação poderá ser acompanhado pelo amplo painel digital do plenário. Antes da nova tecnologia, as votações eram realizadas com os vereadores permanecendo assentados ou ficando de pé para aprovar ou não os projetos.

Outra função do video wall é que ele permite a exibição de imagens em apresentações na casa e a realização de sessões remotas. Ainda compõe o sistema um monitor exclusivo da mesa diretora para o acompanhamento dos resultados das votações. Este monitor fica posicionado no plenário do lado oposto ao do grande painel digital, de frente para a mesa diretora.

De acordo com o presidente da câmara, vereador Cléber Benfica (PP), o sistema irá permitir a redução de custos da casa com papel, etiquetas, toner, impressora, energia e mão de obra. Ele destacou que a tramitação legislativa ganhará também em agilidade, segurança jurídica, confiabilidade das informações e organização.

Preocupação ambiental

O uso conjugado das tecnologias do video wall e dos notebooks cumprirá ainda um importante papel relacionado ao meio ambiente. Cléber Benfica registrou sua preocupação com a necessidade do uso de papéis nas reuniões. Antes, cada vereador recebia uma cópia impressa da pauta das sessões, o que demandava, além do papel, o uso de tinta, um material tóxico e produzido a partir de combustíveis fósseis.

Com o novo sistema, isso não será mais necessário, já que o acompanhamento das pautas e dos assuntos tratados ocorrerá diretamente por meio dos notebooks. Além do desmatamento, a indústria de produção do papel gera outros impactos ambientais negativos, como a poluição do ar, o uso de meios de transporte e o consumo industrial de água. Segundo o vereador, isso demonstra uma maior “preocupação com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social por parte do legislativo”.

Com a aquisição do painel digital e dos notebooks, completa-se mais uma fase da modernização do plenário da câmara municipal de Manhuaçu. Anteriormente, a casa havia adquirido as câmaras de alta definição que hoje são utilizadas para transmitir ao vivo as sessões pelas redes sociais.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *