Equipamentos doados pelo Rotary reforçam cozinha e programa social da FUMAPH

26-05-22-rotary4 26-05-22-rotary3 26-05-22-rotary2 26-05-22-rotary1
<
>

Uma iniciativa do Rotary Club de Manhuaçu está garantindo a ampliação da capacidade de produção do Projeto “Cozinha Social”, mantido pela Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana – FUMAPH. Através de um subsídio distrital disponibilizado pela Fundação Rotaria, o clube de serviço adquiriu e repassou para a entidade, equipamentos como forno industrial, batedeira planetária, liquidificador industrial e sanduicheira inox.

A iniciativa vai reforçar o trabalho assistencial dessa importante entidade, sem fins lucrativos, que atua no município há vários anos, atendendo várias famílias e dezenas de pessoas em situação de risco.

Criada em 1975, a Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana – FUMAPH, atua com diversos projetos socioassistenciais. Um deles é o “Cozinha Social”, destinado a fornecer refeições diárias, tanto almoço quanto jantar, para famílias em situação de risco alimentar, previamente cadastradas pelo setor de assistência social.

Critérios

O projeto do Rotary beneficia entidades ou fundações com atuação reconhecidamente voltada para atendimento a pessoas carentes ou em situação de insegurança alimentar. Os equipamentos são doados após levantamento feito junto a entidade beneficiada, de condições sólidas e autossustentáveis e com atuação há vários anos no ramo, de continuidade do projeto junto à comunidade.

No caso da FUMAPH, as pessoas beneficiadas com a refeição diariamente são integrantes de famílias previamente cadastradas por meio de triagem realizada diretamente pela entidade. A seleção avalia pela baixa renda e situação de insegurança alimentar. As pessoas atendidas recebem, no mínimo, uma alimentação saudável e de boa qualidade diariamente, o que traz um impacto social altamente positivo na vida das famílias.

Para definir as doações a entidades, o Rotary Club avalia necessidades humanitárias que abrangem três áreas. Uma delas é evitar doenças relacionadas à desnutrição e a baixa imunidade ao manter uma pessoa bem alimentada. Além disso, muitas das famílias cadastradas e atendidas são compostas por mães solteiras com filhos pequenos, o que transforma o alimento na promoção da saúde materno-infantil e educação alimentar e nutricional.

Outro ganho significativo é a redução do desperdício de alimentos já que são usados produtos doados de estabelecimentos comerciais que muitas vezes poderiam ser descartados e jogados no lixo.Também são prestigiados produtores familiares de alimentos, que se tornam fornecedores dos produtos utilizados no projeto, com garantia de renda.

O projeto da FUMAPH, além da alimentação, com a sua cozinha oferece treinamento e capacitação a interessados no ofício de cozinheiro. Com isso, o voluntário na entidade também recebe orientações para o trabalho em uma cozinha, o que pode garantir uma ocupação profissional e servir como meio de desenvolvimento econômico pela inserção no mercado de trabalho, outra iniciativa apoiada pelo Rotary.

Texto: Júlio Oliveira

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *