Energisa alerta sobre riscos de acidentes com a rede elétrica

Nesta semana equipes da Energisa Minas Rio estiveram empenhadas em mais uma ação especial de conscientização: 50 colaboradores, distribuídos em 18 equipes, estiveram em 40 cidades, em Minas e Nova Friburgo, para alertar a população, profissionais de estabelecimentos comerciais – principalmente lojas de materiais para construção civil – e trabalhadores em obras sobre os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica.

De acordo com Luana Cruzué, técnica de Distribuição da Energisa, “o objetivo é estar mais perto da comunidade. Por isso, a iniciativa faz parte do cronograma de atuação preventiva da concessionária, com o intuito de despertar a comunidade sobre o risco real de realizar serviços ou brincadeiras, no caso das crianças, próximo à rede elétrica. Com os trabalhadores da construção civil, por exemplo, a abordagem se concentra em orientações essenciais como não montar andaimes, nem posicionar escadas, tampouco deixar calhas, telhas e vergalhões perto da rede elétrica”, explica.

Junto com a distribuição dos panfletos, as equipes da Energisa apresentaram exemplos dos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, muitas vezes sem perceber. “Nem todo acidente é causado pelo toque do objeto na rede, diretamente. Há ocorrências em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, alerta Luana.

Além de conscientizar a população, durante Parada de Segurança, foram revisitados mais de 250 casos de risco já mapeados pelo processo de identificação, e mais de 300 pessoas foram orientadas. Somente este ano, já foram identificados mais de 230 casos de risco, sendo 101 embargos.

A Energisa preocupada com os seus clientes também realiza obras para ampliar a segurança, como por exemplo afastamento e deslocamento de rede que, somente este ano representa mais de R$ 4 milhões de investimento.

A responsabilidade é de todos. Para uma reforma ou construção segura, a Energisa orienta que:

  • mantenha uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões e escadas e também nas construções e manutenções de telhados;
  • nunca tente retirar materiais que tenham caído sobre ou estejam em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade provocando acidentes;
  • ao realizar pintura de fachadas, ev​ite o uso de extensores nos cabos, pois eles poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica;
  • a colocação de andaimes deve ser planejada e com distância segura da rede elétrica;
  • na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica: escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva.

Essas e outras orientações para evitar acidentes com a rede elétrica estão no YouTube da Energisa.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, mantenha distância e acione a empresa pelos canais de atendimento:

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *