11 anos: Sebastião Onofre Carvalho encerra mandato no HCL com agradecimentos

05-04-22-sebastiaoonofre2 05-04-22-sebastiaoonofre1
<
>

O Conselho Superior do Hospital César Leite aprovou a prestação de contas de 2021, durante reunião realizada na noite de quinta-feira, 31/03. O encontro também marcou o encerramento da gestão do Provedor Sebastião Onofre Carvalho. Somando os mandatos em que foi reeleita, a diretoria somou onze anos à frente do maior hospital da região.

Cumprindo as regras do estatuto, a reunião foi aberta pelo Presidente do Conselho Superior Renato Cezar Von Randow. Em seguida, o Presidente do Conselho Fiscal, contador Lauar Estanislau, apresentou os dados do relatório do da auditoria ao conselho fiscal e o parecer favorável. O resultado foi a aprovação unânime.

BALANÇO

Como último ato do mandato, o Provedor Sebastião Onofre Carvalho convidou os gestores dos departamentos do HCL para apresentação dos resultados do último ano.

Na sequência, falaram Jaqueline Leite (Plancel), Luciene Mendes (contabilidade), Felipe Rocha (administrativo e financeiro), Eloha Christina (hotelaria, operacional e logística), Ronaldo Carvalho (urgência e emergência), Josefino Alves (pessoal), Cristiano Mendes (assistencial) e a superintendente Lucinéia Araújo.

Na parte final, o gerente de planejamento Chardson Roberto da Paixão, apresentou um balanço dos onze anos da gestão da diretoria conduzida pelo provedor Sebastião Onofre.

Foram mais de 143 mil internações. Número que duplicaram nesse período, especialmente em relação ao SUS. 96 mil cirurgias e mais de 33 mil partos. Somente o pronto atendimento realizou 182.512 consultas.

AGRADECIMENTO

Com o objetivo de fazer um balanço de sua gestão iniciada em Junho de 2011, Sebastião Onofre Carvalho explicou que a sociedade precisa estar a par do que vem sendo realizado e sobretudo, de como vem sendo aplicado os repasses que tem recebido a níveis Federal, Estadual e Municipal. “Muitas ações foram realizadas no sentido de tornar o hospital moderno e resolutivo, propiciando condições de elevar o nível de atendimento àqueles que dele necessitam”.

Sebastião Onofre citou o credenciamento de novos serviços de média e alta complexidade, abertura de novos leitos de UTI, criação da UTI Neonatal, os desafios da febre amarela e a pandemia da Covid-19. Com aporte de recursos de emendas parlamentares e outros investimentos, o provedor ressaltou as obras e equipamentos adquiridos e a melhoria consistente em todos os indicadores do Hospital (Internações; realização de cirurgias; exames), bem como a ampliação dos atendimentos a pacientes do SUS.

Os resultados do HCL permitiram o aumento do repasse, por meio da nova Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, o Valora Minas. Com a medida, a unidade receberá anualmente R$ 6,5 milhões em repasses, valor quase quatro vezes maior do que o anterior. O hospital também receberá um tomógrafo. O Hospital César Leite é o maior hospital da macrorregião, com o maior número de leitos, e também referência para casos de média e alta complexidade, como neurologia, trauma etc.

Sobre o apoio com emendas parlamentares, Sebastião Onofre Carvalho listou todos os recursos obtidos. Foram 31 milhões de reais em 11 anos. “Nosso trabalho foi exatamente esse: mostrar aos políticos que além de apartidário, o HCL precisa de todos. Mostramos que poderiam confiar e ajudar porque há seriedade. Não vamos esconder a gratidão a cada um, não cansamos de agradecer. Nossa missão foi fazer o Hospital César Leite funcionar bem e, para isso, foi preciso a união de todos”.

Ao final, Sebastião Onofre Carvalho agradeceu a todos que auxiliaram a gestão do HCL nesses 11 anos. “Esse grande trabalho foi feito pelos nossos faxineiros, auxiliares de serviços gerais, pessoal de obras, cozinha, lavanderia, técnicos de enfermagem, enfermeiros, auxiliares da área de saúde, pessoal ligado a gestão, como jurídico, contabilidade, tesouraria, gerentes, diretores, encarregados, diretores clínicos e técnicos, profissionais do corpo médico – do qual tenho orgulho de saber que é um dos melhores do Estado. Quero agradecer ao sindicato dos trabalhadores da saúde, meus companheiros da diretoria executiva, conselho fiscal e todos do conselho superior. A inestimável ajuda dos vereadores, deputados federais e estaduais, a Prefeitura de Manhuaçu e outras cidades que nos ajudaram. Todos não mediram esforços, em momento algum, para dar suporte ao nosso trabalho. Meu muito obrigado”.

Ele ainda desejou sucesso à nova diretoria e conselhos que estão iniciando o mandato.

Carlos Henrique Cruz

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *