Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo começam na segunda, 04/04

Sarampo

O Ministério da Saúde anunciou uma Campanha Nacional contra o Sarampo para este ano. Neste ano, a mobilização será de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, com início em 04 de abril.

A campanha será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal. O intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde.

Em Manhuaçu a vacinação será nos Postos de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e de 13 às 15 horas e também será em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.

– De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;

– De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o Sarampo para crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

Gripe

Começa na próxima segunda-feira (04/04) e vai até 03 de junho a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a famosa gripe. O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, além de minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

Em Manhuaçu a vacinação será nos Postos de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e de 13 às 15 horas e será em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.

Primeira etapa – entre os dias 04/04 e 02/05
– idosos com 60 anos ou mais;
– trabalhadores da saúde;

Segunda etapa – entre os dias 03/05 e 03/06
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade.

Vacina trivalente
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Crianças
No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

 

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *