Combate ao abuso e exploração sexual intensificado

No mês de maio é desenvolvida a campanha de conscientização: Maio laranja, para a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

E para reforçar esta campanha a Polícia Militar, neste dia 18 de maio, em São João do Manhuaçu, Durandé, Santa Margarida e Santana do Manhuaçu realizou ações de conscientização em conjunto com os Conselhos Tutelares destes municípios, com a entrega de panfletos à população que continham informações importantes sobre como proteger nossas crianças e adolescentes da prática deste tipo de crime.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES AOS PAIS E RESPONSÁVEIS:

– Identifique os possíveis sinais de um abuso: Embora não seja fácil notar os sinais físicos de um abuso sexual, é possível que a criança tenha alterações no seu comportamento, como: irritação, ansiedade, dores de cabeça, alterações gastrointestinais frequentes, rebeldia, raiva, introspecção ou depressão, problemas escolares, pesadelos constantes, xixi na cama e presença de comportamentos regressivos (por exemplo, voltar a chupar o dedo). Outro sinal de alerta é quando a criança passa a falar abertamente sobre sexo, de forma não-natural para a sua idade, física e mental.

– Incentive a criança e o adolescente a conversar com você: É preciso que o seu filho se sinta seguro para lhe contar qualquer coisa, inclusive uma situação de abuso.

DENUNCIE!

No caso de qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual infantil, não hesite em realizar uma denúncia o mais rápido possível, por meio dos seguintes canais:

Disque 100 é o canal de denúncias contra violações de Direitos Humanos

Disque Denúncia 181

190 em caso de flagrante

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *