Rotary entrega forno industrial para a APAC

Com a realização de vários projetos na comunidade, o Rotary Clube de Manhuaçu vem cumprindo fielmente o lema da vida rotária que retrata a essência do movimento e da instituição, “Dar de si antes de pensar em si”. Atento às dificuldades vividas pela maioria das pessoas no mundo, em especial por motivo da pandemia de Covid-19, o Rotary sob a presidência da dinâmica Maria Érika Braga Souza, tem atuado de forma efetiva na execução de projetos, favorecendo algumas comunidades e entidades de Manhuaçu.

No dia 12 de março, o benefício chegou para a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – que recebeu um moderno forno industrial elétrico com sistema para abertura das portas tipo basculante. “O Rotary sempre foi parceiro das iniciativas da APAC. Aproveitamos o subsídio do projeto distrital do nosso Distrito 4521, para realizarmos a entrega de um forno industrial para atender às demandas no setor de panificação da entidade, que é uma excelente referência na aplicação do método APAC de recuperação de condenados em Minas Gerais. Acreditamos que o homem pode ser modificado pelo meio, então, o trabalho de recuperação e ressocialização que é desenvolvido aqui, muito nos encanta, e merece o apoio de toda sociedade”, destacou a presidente Maria Érika.

Para a presidente da Apac, Dra. Denise Rodrigues, a doação chegou em boa hora, atendendo a um antigo sonho da entidade. “É muito importante para a APAC receber através do Rotary a doação desse forno industrial elétrico, que muito contribuirá para o desenvolvimento das nossas atividades diárias de panificação”. Emocionada, Denise ainda acrescentou: “acreditamos que haverá uma grande melhora na estrutura de produção. Agora, os recuperandos poderão produzir pães com maior eficiência, resultando numa melhor qualidade de todos os produtos. Poderemos ampliar não só a produção, mas a quantidade de recuperandos envolvidos neste trabalho, aumentando a possibilidade de profissionalização das pessoas que aqui estão inseridas. Mais uma vez, queremos agradecer ao Rotary pelo fundamental apoio nas ações em prol da Apac e seus recuperandos”, finalizou.

Método

Com excelentes resultados na recuperação e ressocialização, a APAC de Manhuaçu possui 131 recuperandos que cumprem atividades de trabalhos internos e de aulas, não há ociosidade. A maioria atua nas oficinas da entidade, desenvolvendo diversas habilidades de conhecimento. Com isso, a entidade continua sendo uma das melhores referências no estado na aplicação do método de valorização humana.

A APAC opera como auxiliar do poder Judiciário e Executivo, respectivamente, na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade nos regimes fechado, semiaberto e aberto. O objetivo da APAC é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar. Os presos (chamados de recuperandos pelo método APAC) são co-responsáveis pela recuperação deles, além de receberem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestadas pela comunidade. A segurança e a disciplina são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte funcionários, voluntários e diretores das entidades, sem a presença de policiais e agentes penitenciários.

Moreira Lopes/Colaborador Manhuaçu News

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *