Todo o Estado de MG entrará na Onda Roxa, diz Zema

Todos os municípios de Minas Gerais irão entrar na Onda Roxa na próxima quarta-feira (17). O governador Romeu Zema (Novo) tomou a medida após reunião com os prefeitos das microrregionais do Estado e com os consórcios de saúde na noite desta segunda-feira (15).

Segundo fontes ouvidas pela reportagem de O TEMPO, a decisão teve apoio da maioria dos prefeitos e será obrigatória até mesmo para aquelas cidades que não fazem parte do Programa Minas Consciente. A medida deve ser anunciada na manhã desta terça-feira (16) em coletiva de imprensa do governador com o novo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. A restrição irá valer por 15 dias.

“É uma medida dura, mas extremamente necessária neste momento para evitar um cenário pior do que já estamos vivendo. Faço um apelo a todos os mineiros: precisamos manter as medidas de proteção e distanciamento social. Não vamos deixar que o cansaço nos vença. Por favor, respeite e colabore para que possamos vencer essa guerra”, afirmou Romeu Zema, em vídeo divulgado nas redes sociais após a reunião.

Leitos

Nesta segunda-feira (15), a ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19 nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do SUS já ultrapassou o limite máximo em 20 das 73 microrregiões de saúde de Minas Gerais. Segundo o painel do governo do Estado, não há mais leitos de UTI disponíveis na rede pública em 27% das microrregiões – no último domingo, 15% dos conglomerados registravam taxa de ocupação de 100% ou mais. Atualmente, Minas contabiliza 85,31% de ocupação dos leitos de UTI.

Informações Jornal O Tempo

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *