Conselho Municipal de Saúde elege nova mesa diretora

Em reunião na noite desta quinta-feira (18/02) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde o Conselho Municipal de Saúde elegeu a sua nova mesa diretora para um mandato de um ano, podendo ser renovado por igual período.

A reunião foi iniciada por dois membros do conselho da gestão anterior e procedida a chamada dos membros titulares do conselho. Após a chamada foi empossada a comissão eleitoral, composta pelos membros que não concorreram aos cargos e foi composta por Dilson Dias Dutra (Trabalhador da saúde), Deise Sampaio Oliveira (Governo), Altamir João da Silva (Usuário), Alcino Ferreira (Usuário), Paulo José Ferreira (Usuário).

Após a instalação da Comissão, foi iniciada a eleição para cada cargo, respeitando a representatividade de cada categoria. A nova mesa é composta por seis conselheiros: José Rodrigues Garcia representante dos usuários do SUS como presidente; Zandra de Fátima Lopes, representante dos usuários como vice-presidente; Jeruza Terezinha Baía, representante dos trabalhadores da saúde como 1ª secretária; Gleisa Otoni Dutra, representante dos usuários como 2ª secretária; Vanderson Alves Ferreira representante dos prestadores de serviços como relações públicas; e Ana Lígia de Assis Garcia, Secretária de Saúde e membro nato do conselho como diretora de organização.

O novo presidente, José Rodrigues Garcia, morador de Bom Jesus do Realeza e membro antigo do conselho, disse que quer retomar a autonomia do conselho e ser parceiro de todos na nova gestão. “A minha preocupação é defender o SUS e defender o direito do usuário. Junto com a gestão a gente quer fazer uma parceria, discutindo as possibilidades de melhorias nas comunidades e uma saúde de qualidade no nosso município. Eu conto com a experiência dos meus amigos do conselho para gente fazer um conselho estruturado, atuante, com responsabilidades, que possa ter vez e uma atividade representativa, que tenha autoridade, o que nós perdemos muito esses tempos para trás”, pontua o presidente.

A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, destaca a importância da participação popular por meio do conselho nas tomadas de decisões. “Nós acreditamos na participação social, é uma divisão de responsabilidades, porque cabe ao Conselho, as questões deliberativas e de apoio. É o fortalecimento da cidadania, da responsabilização de cada um que está aqui. Temos que entender que o conselho não pode lutar pelas coisas individuais, mas por uma saúde de qualidade, equânime, aonde todos tenham direitos iguais, mas sempre respeitando as diferenças”, finaliza a Secretária.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *