Manhuaçu: Profissionais da saúde participam de oficina de capacitação

curso1 curso2 curso3 curso4 curso5
<
>

Com o objetivo de fortalecer o trabalho em grupo, despertar a importância entre as pessoas no ambiente de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Ouvidoria Municipal de Manhuaçu está promovendo Oficinas de treinamento para todos os funcionários. As atividades de oficina tiveram início no dia 11 de novembro, e encerrará nesta sexta-feira, 22. As oficinas trazem como tema “Habilidades e Competências de Lideranças”: como engajar a equipe, para que todos tenham possibilidade de alcançar os diferenciais desejados, aumentar a qualidade do atendimento que os cursos de oficina oferecem.

O primeiro dia de oficina teve como tema “Saúde Mental”, oferecida aos funcionários dos CAPS (II, AD e i) e enfermeiros responsáveis por ESF do Município, ministrada pela professora Ethelanny Panteleão Leite. A palestrante abordou os fundamentos que norteiam a organização da rede de atenção à saúde mental no Brasil, competência da Atenção Primária à Saúde na rede de atenção à saúde mental, os critérios, o instrumento e a metodologia para a estratificação de risco em saúde mental. Ainda, os fundamentos para a elaboração de um plano de cuidado e o que é compreender os parâmetros.

No dia 12, a segunda oficina foi para os Conselheiros Municipais de Saúde de Manhuaçu, ministrada pela professora Lívia Cozer Montenegro. Trouxe conhecimento a respeito de Políticas de Saúde; Gestão e o Controle Social; Saúde em seu conceito ampliado; Histórico das Políticas de Saúde; Participação Popular / Controle Social; Atribuições dos Conselheiros de Saúde e Relações Interpessoais.

No dia 13, a oficina abordou o tema “Humanização em Saúde” que teve como público os funcionários da portaria do Hospital Municipal e Assistente Administrativos das ESF’s de Manhuaçu. Ministrado pela professora, Tatiana Vasques Camelo dos Santos, que, de forma muito proveitosa abordou os temas: O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde; Essência da Ação Técnica e Ética nas Práticas de Saúde; Comunicação Não Verbal e Humanização e cuidar de si para cuidar do outro.

A quarta Oficina (14) foi ministrada para os coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde, com o tema “Habilidades e Competências de Liderança: como engajar a equipe”. A professora Tatiana Vasques Camelo dos Santos abordou estilos de liderança x perfil dos comandados, jogos corporativos como ferramenta para estímulo a liderança.

A segunda parte da oficina iniciou na segunda-feira, 18, com o tema “Técnicas de Observação e entrevista na visita Domiciliar, que estenderá até sexta-feira, 22, para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Município de Manhuaçu. Os temas abordados são: Revisitar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde, dados epidemiológicos locais, perfil das famílias, técnicas observacionais e de entrevista, que sejam estruturadas, semi-estruturadas ou não estruturadas, participante ou não participante e uso do diário de campo.

Os temas foram escolhidos baseados em estatísticas da Ouvidoria Municipal de Saúde de Manhuaçu, que apontaram como maiores focos de manifestações, as situações abordadas nas oficinas.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Caso o cidadão queira manifestar-se através da Ouvidoria, poderá fazer pelos seguintes caminhos:

Telefone: 136 E-mail: [email protected]

Por carta para o endereço Rua Mellin Abi-Ackel, nº600 – Todos os Santos, CEP 36906-120, Manhuaçu/MG

Presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde localizada na Rua Mellin Abi-Ackel, nº600 – Todos os Santos, Manhuaçu/MG.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *