Campanha Outubro Rosa realizada em Manhuaçu

outubro-rosa outubro-rosa-2 outubro-rosa-3 outubro-rosa-4 outubro-rosa-5
<
>

Objetivando maior fortalecimento em todas as ações voltadas à saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária esteve nesta sexta-feira, 11/10, na Praça Cordovil Pinto Coelho (Centro), conscientizando as pessoas, sobretudo as mulheres sobre a importância da Campanha Outubro Rosa e, a importância das ações preventivas contra o câncer de mama.

A cor tem um significado relevante, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do exame preventivo, as vantagens para a realização da mamografia em mulheres, a partir dos 40 anos, com repetição anual.

Os profissionais da Atenção Primária (ESFs) estão diariamente realizando os trabalhos de visitas. Eles também têm mais facilidade para atraírem a quem passa pelo centro da cidade, a fim de receberem as informações com relação à doença, que aflige as mulheres. As atividades visam alertar quanto à prevenção e, ao diagnóstico da doença.

Pela manhã, a acadêmica do 10º período de Medicina, Larissa Gabriele realizou palestra abordando o tema “câncer de mama”, que não deixa de ser um tabu para muitas mulheres estarem conversando, esclarecendo dúvidas e até buscando um profissional especialista, ao perceber alguma alteração no corpo. “O diagnóstico é importante para as pessoas. A doença é um problema de saúde pública e, todos devem participar do processo preventivo”, disse Larissa Gabriele.

A saúde bucal também foi tema discutido com as pessoas, que despertaram o interesse em saber como pode prevenir doenças. Sabedoras de que a boca desempenha funções importantes, com repercussão na saúde do organismo, muitas pessoas não se preocupam com uma boa escovação, alimentos saudáveis e como manter uma higiene completa. Assim sendo, a dentista Júlia Alves (ESF-Santa Terezinha) fez abordagem do tema “A saúde começa pela boca”. Destacou ainda, sobre o atendimento prestado pelo Setor de Odontologia, os encaminhamentos à Atenção Primária e o atendimento domiciliar. Júlia Alves reforçou também, que a boca é porta de entrada para bactérias e outros microorganismos prejudiciais à saúde.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Marizy Vasconcelos, além da ação na praça central, todos os ESFs estão com o atendimento voltado para a Campanha Outubro Rosa. Todo o trabalho realizado reforça o compromisso da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, para garantir qualidade de vida aos munícipes.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.