CMS discute pagamentos acima da tabela SUS para Otorrinolaringologia e Tomografia

cms1 - Copia cms2 - Copia cms3 - Copia cms4 - Copia
<
>

O Conselho de Saúde de Manhuaçu esteve reunido na quarta-feira, 17/07, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sob a presidência do conselheiro Sebastião Adão de Andrade.

Otorrinolaringologia

Após explanação do assessor jurídico, Dr. Galileu de Oliveira e do conselheiro e responsável pelo setor de compras da SMS, Quilberson Costa, os  membros do CMS autorizaram um levantamento de preços de prestadores de serviços para avaliação e procedimentos cirúrgicos na especialidade de otorrinolaringologia a serem contratados com valores diferenciados da tabela SUS, dado a dificuldade de realizar tais procedimentos seguindo os referidos valores. Desta forma serão garantidos os atendimentos à demanda dos usuários evitando possíveis judicializações. Também foram aprovados pelos conselheiros pagamentos diferenciados da tabela SUS por exames de tomografia com contraste e de ressonância magnética.

Avaliação sobre situação de conselheira

A Comissão formada pelos conselheiros Jadir Nunes, Dilson Dutra, Vanderson Alves e Quilberson Costa, informou que vai apurar a situação da conselheira Zandra Rocha, que após faltas, segundo ela, justificadas, mesmo assim foi afastada do Conselho. Zandra participou da reunião pedindo sua volta ao Conselho após ser novamente eleita pelo COUS Lajinha/Bela Vista. A comissão também analisará esta decisão do COUS para que não seja cometida nenhuma injustiça e caso tenha sido, seja reparada, afirmou Jadir Nunes, membro da mesma.

Hospital Municipal

Quilberson Costa informou como estão os andamentos da implantação do Hospital Municipal, detalhando o que foi realizado após autorização do Conselho para tal com destaque para documento protocolado no Estado para aquisição de 42 itens para a unidade com recursos de Emenda Parlamentar.  Quilberson Costa informou ainda que os usuários da UPA  já  podem responder a um questionário sobre a satisfação com os serviços prestados pela unidade com encaminhamento para o setor de Ouvidoria do SUS.

Outros assuntos

A conselheira Maria de Fátima Mayrinck entregou relatório sobre participação dos representantes de Manhuaçu na Conferência Estadual de Saúde. Foram eleitos para ir a Brasília José Garcia Rodrigues e Chardson da Paixão.

Jadir Nunes solicitou à Mesa Diretora que encaminhe ofício a SMS pedindo que haja facilitação da entrada de conselheiros de saúde na UPA para fiscalização da Unidade, pois, segundo ele, existem funcionários que travam esta função do conselheiro. Jadir pediu também que seja marcada data da visita dos conselheiros à Unidade Neo Natal do Hospital César Leite, pois tem se encontrado dificuldade em agendar uma data para tal visita.

O conselheiro Alan Quintão pediu à Mesa Diretora o encaminhamento de ofício sugerindo a utilização de um terreno “institucional” de um novo loteamento no Bairro Engenho da Serra para construção de sede própria para a unidade de saúde.

A conselheira Gláucia Rocha questionou sobre apreciação de um tema no conselho de saúde (Ampliação de Vagas de Auxiliar de Enfermagem no Plano de Cargos do Município), após o mesmo já estar publicado no Diário Oficial do Município.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *