Manhuaçu: Ampliação da carga horária dos médicos nas ESF’s

Um dos grandes desafios superados foi garantir atendimento digno a toda população, sobretudo com ampliação no atendimento. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde instalou o atendimento médico nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s), com uma carga horária de oito horas diárias, perfazendo 40 horas semanais.

Também foi alinhado, de acordo com o exigido pelo Ministério da Saúde (MS), que cada equipe de saúde da família deveria contar com, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. A proposta, que foi implantada em 1994, é considerada pelo MS a principal estratégia para garantir a atenção básica no país. Como as ESFs são organizadas por territórios, na base da atuação das equipes está justamente o vínculo com as comunidades onde atuam. Para garantir esse vínculo é a manutenção das 40 horas semanais para todos os profissionais, a Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu, Karina Gama, teve pulso firme a fim de garantir o atendimento prioritário à população. Atualmente as ESFs contam com os médicos cumprindo a carga horária de 8 horas diárias.

Para isso, todas as contratações foram acompanhadas de perto pela Secretária de Saúde e, as assinaturas aconteceram no gabinete, onde os médicos foram orientados para que a prioridade fosse o atendimento humanizado à população, com dedicação, educação e respeito. A população hoje percebe que as mudanças ocorridas trouxeram garantia de melhor qualidade de vida, tendo o profissional durante oito horas à disposição para cuidar da saúde dos munícipes.

Informações Assessoria de Comunicação – SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *