Laboratório do SUS recebe botijão de nitrogênio da Gerência Regional de Saúde

saudemanhuacu saudemanhuacu-2 saudemanhuacu-3
<
>

Para o município de Manhuaçu foi mais uma conquista importante na área da saúde, a entrega do botijão de Nitrogênio pela GRS/Manhumirim para o laboratório do SUS. O momento contou com a presença do diretor da GRS- Manhumirim, Juliano Estanislau Lacerda acompanhado do coordenador de Epidemiologia, Ernesto Grillo e Camila dos Santos (Referência Técnica da GRS/ farmacêutica). Também participaram do momento singular, a prefeita Cici Magalhães, o médico infectologista Dr. Tiago Heringer, coordenador de compras do SUS, Quilbérson Costa, a coordenadora do laboratório, Mariângela Bastos de Carvalho e funcionários.

De acordo com o diretor da Gerência Regional, Juliano Estanislau, o equipamento disponível estará ajudando na conservação de material coletado na UPA e Hospital Cesar Leite, para ser encaminhado à Fundação Ezequiel Dias. A finalidade do equipamento é manter a integridade da amostra biológica, no momento em que é coletada, garantir o acondicionamento e transporte, até a realização das análises nos laboratórios de referência.

“O botijão de Nitrogênio para a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu terá uma importância muito grande. Servirá para atender os 24 municípios da microrregião, que são referenciados para Manhuaçu. Há uns dois anos, quando começaram a surgir os casos de chikungunya e Zica em nossa região, o equipamento havia sido solicitado”,disse Juliano Estanislau.

O médico infectologista do Hospital Cesar Leite e da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Tiago Heringer destacou a importância de obter um diagnóstico laboratorial preciso e confiável. Segundo ele, técnicas de isolamento viral, PCR e outras permitem a identificação do agente etiológico causador de doenças infecciosas propiciam adoção de medidas terapêuticas mais precisas e contribuem para a adoção de ações profiláticas.

O Coordenador de Vigilância Epidemiológica da GRS-Manhumirim, Ernesto Grillo e a Farmacêutica Camila dos Santos demonstraram como é o funcionamento do equipamento e, quais amostras podem ser acondicionadas. Segundo a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), o botijão de nitrogênio pode ser utilizado para o acondicionamento de amostras, que possibilita detectar e avaliar as seguintes doenças infecciosas: Dengue, Febre Amarela, Rubéola, Sarampo, Vírus Respiratório, Zica, chikungunya, febres hemorrágicas, doenças priônicas e Meningite Viral. A Regional já possui outros dois equipamentos e, estuda a celebração de parceria semelhante também com a Secretaria Municipal de Saúde de Carangola.

Para a Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama, o equipamento estará contribuindo ainda mais para a qualidade do serviço prestado pelo município. O botijão, que estará guardando as amostras até o destino é a garantia para o diagnóstico com exatidão. “A parceria com a GRS de Manhumirim cedendo o botijão de Nitrogênio é fundamental, para o trabalho de coleta e encaminhamento, para a realização do exame”, destaca Dra. Karina Gama.

A prefeita Cici Magalhães disse de sua alegria, em saber que a partir de agora, o equipamento ficará à disposição para atender as necessidades e, principalmente resultados dos exames de doenças infecto contagiosas. “ Estará atendendo a demanda do município de Manhuaçu e dos demais que compõem a microrregião. É um ganho relevante para o laboratório do SUS”, disse a prefeita Cici Magalhães.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS/GRS

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *