Secretários respondem questionamentos de vereadores em Luisburgo

 

A Câmara de Vereadores de Luisburgo promoveu reunião ordinária presidida por Geraldo Aparecido, na noite da quarta-feira, 12/09, em que recebeu a presença da Secretária de Educação, Maria Aparecida Sérgio e do Secretário de Transportes, Henrique do Carmo Moreira, para responder a diversos questionamentos feitos pelos parlamentares.

Os secretários foram convidados para participar da última sessão do Legislativo, mas não compareceram, então a Câmara apresentou convocação para que pudessem participar do encontro.

A primeira a responder as perguntas feitas pelos parlamentares foi a Secretária de Educação, Maria Aparecida Sérgio. Foi questionado quanto ao dinheiro que foi repassado para as escolas municipais e se foi feito alguma obra e se gastou todo dinheiro nas próprias escolas. Sobre o FUNDEB, o que é pago com que o município recebe e se tem sobra no final do ano, o que é feito com o valor. Questionado sobre as carteirinhas do estudante para usar o transporte para faculdade e que os alunos estão reclamando do atraso para chegar à faculdade e assim perdendo alguns minutos de aula.

Os vereadores também pediram a secretária para explicar sobre a contratação de monitores trabalhando no lugar de professor de apoio e explicar sobre os cargos de Professor Recuperador e Professor Cooperador.

Também foi perguntando quanto as caronas dos ônibus das escolas se estão transportando somente professores ou mais pessoas autorizadas. Ainda neste mesmo tema, foi solicitado para enviar à Câmara uma cópia da decisão do Ministério Público proibindo a carona dos moradores da zona rural.

Ainda foi perguntado por que os presidentes de conselhos das escolas assinam os cheques antes de preencher os valores para aquisição de material para as escolas.

Os parlamentares também questionaram se tem alguma programação sendo estudada por parte da secretaria para fazer o pagamento das progressões aos professores.

Por último foi perguntado se existe a possibilidade de reabrir a escola da Comunidade dos Barroso.

A Secretária Maria Aparecida respondeu a todas as perguntas e explicou todos os questionamentos atendendo a solicitação dos vereadores.

Em seguida, o Secretário de Transportes, Henrique do Carmo, respondeu as perguntas. Foi questionado porque os veículos ficam na casa dos motoristas da zona rural e se todos os motoristas estão habilitados para conduzir os veículos que a prefeitura possui.

Perguntaram também se existe algum funcionário que dirige os veículos da prefeitura e que não são lotados como motorista e ainda que os pais estão reclamando que os veículos que carregam os alunos na zona rural estão com pneus murchos e carecas.

Também citaram caso de veículo do transporte escolar do Córrego dos Hott apresentando problemas mecânicos todo mês por falta de manutenção.

Os vereadores perguntaram qual avaliação do balanço financeiro para a prefeitura entre as vans terceirizadas e as novas vans adquiridas se tem apresentado alguma economia para o município.

Por final, os parlamentares citaram exemplo de veículo com quatro lugares transportando alunos além da capacidade.

O Secretário de Transportes, Henrique do Carmo, também respondeu a todos os questionamentos e sanou as dúvidas do Legislativo.

Projeto de Resolução

Foi aprovado projeto de resolução que dispõe sobre aprovação da prestação de contas do município referente ao exercício financeiro de 2015 conforme parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais.

Ainda foi apresentado projeto de resolução sobre emendas ao Regimento Interno da Câmara sobre votação aberta por parte dos vereadores objetivando maior transparência. O projeto ficará em tramitação no Legislativo até votação.

 Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *