Manhuaçu participará do 28º Forea em Simonésia

O próximo Fórum Regional de Educação Ambiental – o 28º Forea – será realizado em Simonésia, nos dias 05 e 06 de julho. Em recente reunião na Prefeitura de Manhuaçu, membros da comissão organizadora discutiram preparativos e tiveram confirmada a participação do município neste evento.

Entre os presentes ao encontro, os membros da CIEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental): Renato Gomes (rep. IEF), Sandra Cerqueira (Chefe de Gabinete do Município), Valéria Abneider (rep. da Prefeitura/ Sec. Agricultura), Edna Fialho (Emater) e Mariana Aguiar de Carvalho (rep. da SRE). Também presentes, a Secretária de Educação de Manhuaçu, Luizaura Januário; Secretário M. de Agricultura, Flânio Alves, e as representantes da Sec. de Educação de Simonésia, Valéria Raposo e Ivânia Cardoso.

Durante a reunião, a Secretária de Educação, Luizaura Januário, confirmou o encaminhamento de comitiva com trinta participantes a este importante evento que discutirá os desafios para a preservação ambiental na região.

A programação do Forea envolve palestras, apresentações culturais e oficinas diversas, motivando o debate e novas ideias direcionadas à proteção do meio ambiente e à sustentabilidade. A população é mobilizada, em um trabalho integrado envolvendo educadores ambientais, estudantes, representantes de segmentos sociais e autoridades.

Entre os assuntos que normalmente compõem debates no Forea, questões como o combate ao desmatamento, a preservação das nascentes de água e a consciência ambiental dos cidadãos, além de exposições de produtos agroecológicos e Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata, com a elaboração do Documento Final. Ainda durante o evento, normalmente, ocorre a indicação do município sede para o próximo evento.

O Forea é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Educação do município sede – neste caso, da Prefeitura de Simonésia -, CIEA, IEF, Superintendência Regional de Ensino, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros.

Implantado em 2006, o Forea tem a proposta de apresentar e trabalhar os problemas ambientais dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu e entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e do Parque Nacional do Caparaó, visando a articulação dos membros destas comunidades.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *