Junta Reguladora se reúne com profissionais do CRAS e CREAS

juntaregularadora-creas-cras juntaregularadora-creas-cras-2 juntaregularadora-creas-cras-3
<
>

Na última quarta-feira, 16/05, a Junta Reguladora da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência de Manhuaçu se reuniu com os profissionais que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

O objetivo foi levar ao conhecimento dos profissionais destes órgãos públicos o que é a Junta Reguladora, sua composição, atribuições, fluxo de encaminhamento e, principalmente o papel do profissional da área de assistência social na Junta.

Embora a iniciativa de constituição das Juntas Reguladoras, seja da área da saúde, a Junta é uma comissão intersetorial, que envolve além da saúde, educação e assistência social.

As atribuições da área de assistência social envolvem desde a execução do Projeto Terapêutico Individualizado (PTI), corresponsabilizado com serviços de assistência social quando indicado.

A identificação das famílias que possuam pessoas com deficiência, durante o atendimento no CRAS, CREAS, ou por meio da equipe técnica de proteção social básica, orientação e encaminhamento dos usuários para atendimento nos serviços de referência da RCPD do SUS quando necessário.

Informar o acesso da pessoa com deficiência aos benefícios, programas de transferência de renda e serviços sócios assistenciais, a fim de contribuir para a inserção das famílias na rede de proteção social, apoiar as famílias que possuam indivíduos que necessitem de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivência de familiares.

Outro ponto é articular com os gestores das demais áreas, o desenvolvimento de campanhas educativas e ações intersetoriais.

A Junta Reguladora agradece a todos os profissionais que estiveram presentes à reunião e, ressalta a importância das atribuições da área da assistência social no cuidado à pessoa com deficiência.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu/Informações: Caroline Lacerda

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *