Rompimento de mineroduto em Santo Antônio do Grama

reuniao-grama reuniao-grama-3 reuniao-grama-4 reuniao-grama-5 reuniao-grama-6
<
>

Continuam sendo tomadas as providências para resolver a situação do mineroduto que rompeu em Santo Antônio do Grama, na manhã da segunda-feira, 12/03.

O abastecimento de água da Copasa foi suspenso por volta de 10h00 antes da mancha chegar ao local da captação, por volta de 13h00, no Ribeirão Santo Antônio, afluente do Rio Casca. Técnicos fazem o monitoramento dos mananciais.

Nota da empresa responsável

A Anglo American informa que identificou um problema no mineroduto que transporta sua produção de minério de ferro de Minas Gerais ao Rio de Janeiro em um ponto na área rural de Santo Antônio do Grama (MG), às 7h42 desta segunda-feira, 12 de março. Houve vazamento de polpa em um dos córregos da região. A polpa consiste em 70% de minério de ferro e 30% de Água, sendo classificada pela NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como resíduo não perigoso. Não houve vítimas.

O fluxo do mineroduto foi interrompido e, neste momento, apenas Água está sendo escoada. Como medida de segurança complementar, foi bloqueado o acesso ao local. A empresa reforça o seu compromisso com o bem-estar e pronto-atendimento às comunidades próximas às suas operações e estão dedicando todos os seus esforços para evitar que o fato cause impacto às populações vizinhas.

Equipes técnicas da Anglo American já estão em deslocamento para a unidade para dar apoio equipes locais nas ações de atendimento à emergência. A Prefeitura de Santo Antônio do Grama, a Defesa Civil e a Copasa foram imediatamente comunicadas, assim como o IBAMA e demais autoridades competentes. A Anglo American também já estão coordenando as ações  em conjunto com a Suatrans, consultoria especializada no atendimento a urgências ambientais, e com o Senai,  para amostragens de Água e avaliação continuada. Como medida preventiva para proteção  da população, a Anglo American solicitou à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a interrupção  do abastecimento de água aos moradores de Santo Antônio do Grama. A empresa está providenciando caminhões pipa para garantir o fornecimento de água para a população afetada e continuará prestando todos os atendimentos que se fizerem necessários. Manteremos a sociedade permanentemente informada sobre a evolução dos fatos.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *