ESF do Bairro Nossa Senhora Aparecida conclui etapa do tabagismo

tabacozero tabacozero1O Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes, e a conseqüente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. O município de Manhuaçu vem desenvolvendo esta atividade desde o ano de 2011, com grande número de pessoas que cessaram o hábito de fumar.

O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva em grupo, e se necessário, terapia medicamentosa. A abordagem dos pacientes começa com quatro sessões iniciais, estruturadas semanalmente para avaliar a relação com o tabaco e definir o tratamento, além de verificar fatores que contribuem para o desejo pelo tabaco, seguidas de duas sessões quinzenais. Para prevenção da recaída é feita uma reunião mensal, com a participação de todos até completar seis meses.

A dependência pela nicotina é classificada individualmente, e havendo indicação é introduzido algum dos medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo, sendo que, dependendo do caso, poderá haver combinação de medicamentos. Todos os medicamentos usados no tratamento (adesivo transdérmico de nicotina e Cloridrato de Bupropiona) são distribuídos gratuitamente, para os pacientes freqüentes no grupo, pela Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente em Manhuaçu, o trabalho é desenvolvido com 12 grupos de tratamento de tabagismo nas Estratégias Saúde da Família ( ESF’s), nos setores urbano e rural.

A farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Kellem Miranda, explica que o grupo de tabagismo da ESF Nossa Senhora Aparecida, iniciou a atividade em abril deste ano e encerrou segunda-feira, 09/10, após seis meses de tratamento. “Tivemos na primeira reunião a presença de 23 pacientes, e desses, 09 pacientes cessaram o hábito de fumar, enquanto outros reduziram o número de cigarros por dia”, relata a farmacêutica Kellem Miranda.

Os pacientes que concluíram o curso “Deixando de Fumar sem Mistério”, receberam da farmacêutica um certificado “De Uma Nova Vida”, por terem enfrentado e vencido o desafio de parar de fumar. A partir de agora, são exemplo de determinação e força. Para encerrar o período de tratamento, foi programada uma confraternização pelos pacientes, a fim de comemorar a grande conquista. A felicidade era nítida no rosto de cada participante.

Assessora de Comunicação SMS/Informações Kellem Miranda

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *