Serviço de Reabilitação Física de Manhuaçu é referência em atendimento

 

fisioterapia5 fisioterapia6 fisioterapia7 fisioterapia8 fisioterapia9 fisioterapia10 fisioterapia11 fisioterapia12O Serviço de Reabilitação Física da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu tem passado na atual gestão, por melhorias em sua infraestrutura através da aquisição de equipamentos para o setor e também de órteses e próteses para inúmeros pacientes.

Atualmente, o Serviço de Reabilitação presta atenção especializada aos usuários, oriundos de diversos municípios da região de Manhuaçu e mais 44 municípios que integram a microrregião de Saúde de Manhuaçu e Ponte Nova.

O espaço garante atendimento aos usuários, nos setores de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem e serviço social, de forma a promover sua reabilitação, bem como sua reinserção familiar e comunitária. Além do atendimento especializado em reabilitação física, o Serviço é responsável pelo fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção que incluem bengalas, cadeira de banho e cadeira rodas (padrão, motorizada e especiais), que são utilizados como um recurso a mais e essencial à reabilitação destes usuários.

Para oferecer comodidade, o Serviço de Reabilitação melhorou sua infraestrutura física, com a disponibilização de uma sala para atendimento dos cento e dez pacientes estomizados, que atualmente utilizam do serviço. Foi ainda disponibilizada uma sala para atendimento médico (ortopedista), e instalado um aparelho de turbilhão que há vários anos estava inativo. O aparelho de turbilhão é utilizado para redução de inchaços, e tratamento de fraturas e pós-cirúrgicos, dentre outros.

Avanços no atendimento do Serviço

O setor entrega constantemente cadeira de rodas e banho, beneficiando inúmeros usuários provenientes de Manhuaçu e municípios vizinhos que utilizam do serviço, além da entrega de próteses e órteses.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Reabilitação, Caroline Lacerda Alves de Oliveira, foi percebida a necessidade de se ampliar o atendimento. Para isso, haverá uma visita técnica nos dias 04 e 05 de setembro, para a implantação do CER III (Centro Especializado em Reabilitação) por uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde. “Com isso, vamos ampliar o atendimento aos deficientes físicos incluindo os ostomizados, auditivos e visuais podendo promover assim a integralidade do cuidado. Tudo isso com o empenho da atual gestão, por meio da Secretária de Saúde”, explica Caroline Lacerda.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, este é mais um compromisso que está sendo cumprido pela prefeita Cici Magalhães. Ela relata que desde que assumiu a gestão juntamente com toda sua equipe, não tem medido esforços para a melhoria no atendimento aos usuários. “O Serviço de Reabilitação Física atende 44 municípios, e queremos que seja referência em atendimento na macrorregião”, cita a secretária. A reforma que iniciará em breve trará mais benefícios à população, e será feita com recurso próprio.

O Serviço de Reabilitação Física funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 7:00 às 11:00 horas, na Rua Mellin Abi-Ackel, nº 600-Bairro Todos os Santos.

Eduardo SAtil/Assessoria de Comunicação SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *